O Comitê Gás Natural, o primeiro mantido pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR), teve sua reunião inaugural, em 6 de agosto, iniciando formalmente os trabalhos do órgão, que é coordenado pelo contador João Pagano de Carvalho. O principal objetivo do grupo é tratar dos temas de contabilidade do setor de gás natural, se dedicando a estudar as normas de contabilidade, nacionais e internacionais, as específicas do setor, bem como interpretá-las de forma mais aderente às diversas transações que ocorrem na respectiva indústria.

De acordo com André Luis de Moura Pires, presidente do ICBR, que também participou do encontro, o Comitê também atenderá a demandas geradas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e pelas agências reguladoras estaduais, quando for o caso, sempre visando a possibilidade de discussão e cumprimento dos normativos por parte dos profissionais. “Também é nosso objetivo facilitar a comunicação com os órgãos reguladores e entidades do segmento, com a finalidade de que os contadores possam ter as devidas orientações e possam ser ouvidos”, destacou.

Os participantes do Comitê de Gás Natural reforçaram que o grupo terá a participação de profissionais da contabilidade com atuação no neste mercado, contribuindo para o fomento das discussões sobre as normas contábeis, sempre com viés técnico, sem se sujeitarem aos interesses das empresas em que atuam.

Daniela Infante Borges, membro do órgão, enfatizou a importância do profissional da contabilidade ter posições em relação à legislação vigente, com uma agenda proativa de temas do dia-a-dia, em relação à normas emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). “Será fundamental a troca de experiências”, disse Daniela.

Bruno Castilho comentou que o amadurecimento do Comitê será fundamental para aprimorar o trabalho dos profissionais da contabilidade que atuam no setor de gás natural, que poderão, usando suas qualificações e experiências no setor, chegar a consensos sobre a aplicação das normas.

Os componentes iniciais do Comitê Gás Natural são: João Pagano de Carvalho; Valeska Souza Penido Gonçalves; Silvio Osni Koerich; Bruno do Prado Castilho; Daniela Infante Borges; Edson Vieira Marcos; Paulo França; e Jucimar Coronetti.

Acesse o portal do ICBR: www.icbr.com.br, confira outras informações e participe ativamente dessa transformação!  Associe-se gratuitamente!