Desenvolver
o conceito de “ética” e sua evolução na humanidade e no meio empresarial. Esse
foi o escopo da palestra: Ética Empresarial - Políticas de
Responsabilidade Social em 5 Dimensões, realizada pelo Instituto dos
Contadores do Brasil (ICBR), com a participação dos professores Doutores Fernando
de Almeida Santos, Conselheiro Notável do Instituto dos Contadores do Brasil
(ICBR); Edicreia Andrade dos Santos (UFPR) e Jonatas Dutra Sallaberry (Tribunal de Contas). O evento
foi mediado por André Luis de Moura Pires, presidente da Diretoria Executiva do
ICBR e sócio da P&A Perícia e Avaliações Contábeis e Financeiras.
De acordo com Fernando de
Almeida, autor do livro Ética Empresarial - Políticas de Responsabilidade
Social em 5 Dimensões, que está em sua segunda edição, o tema central é
imprescindível para o ambiente dos negócios, pois está vinculado ao código de
conduta, à missão e à governança de qualquer corporação. Porém, implantar
políticas éticas significa atualizá-las constantemente segundo parâmetros,
contextos e legislações vigentes.
O conceito das dimensões da
ética empresarial foi criado por ele. Destacou que com o desenvolvimento social e a evolução da
comunicação, os gestores se depararam com muitas situações novas e que a ética
e a responsabilidade social devem ser práticas cotidianas, logo, è necessário
não apenas exercitar a tolerância, mas de aceitar, respeitar, conviver e
aprender com a multicultura, além de ter políticas preventivas e ações práticas
efetivas.
Ética e ética empresarial
Edicreia Andrade dos Santos
destacou que Ética representa a ideia universal do comportamento humano ideal,
lembrando que moral compõe o conjunto de normas do comportamento dos indivíduos
em sociedade. Enquanto isso, a Ética Profissional regula as ações que norteiam
a conduta dos membros do respectivo segmento profissional. Busca definir os
padrões de convivência dentro desse segmento, e dele, com a comunidade externa.
A professora disse que ética tem
como objetivo entender os conflitos existentes entre as pessoas, buscando suas
razões, como resultado direto de suas crenças e valores, e com base nisto
estabelecer tipos de comportamento que permitam a convivência em sociedade. “O
comportamento das pessoas é fortemente influenciado pelas condições que cada
uma tem ao seu redor”, afirmou.
A
palestrante lembrou que cada pessoa tem sua
visão de vida, atribuindo
valor diferenciado para fatos ou coisas e apresentam comportamentos distintos,
que nem sempre se divide em um certo e outro errado.
A
ética empresarial é o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se
aplicam às atividades e aos objetivos empresariais, estando relacionada aos
valores morais e éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação, e de suas
partes interessadas e compreende os princípios e padrões que orientam o
comportamento do mundo dos negócios.
Na
visão de Edicreia, as empresas que praticam a ética empresarial atraem
clientes; fazem com que os funcionários desejem permanecer na empresa; reduzem
a rotatividade de mão de obra e, consequentemente, aumentam a produtividade; reduzem
os custos de recrutamento e permitem que a empresa obtenha os funcionários mais
talentosos; além de atrair investidores.
Ética:
Compliance & Prevenção
O Professor – Pesquisador –
Perito Jonatas Sallaberry falou sobre Ética: Compliance & Prevenção,
destacando que o planejamento e a execução do Compliance são de fundamental
importância para Prevenção de perdas e corrupção.
De acordo com ele, os contadores
têm melhores resultados num ambiente de ética corporativa, em empresas que têm Códigos
de Conduta, Normas e Regimento, Políticas de Segurança e trabalham de acordo
com e Legislação emanada pelos órgãos reguladores, como o Conselho Federal de
Contabilidade (CFC).
De acordo com André Pires, o
evento buscou construir uma discussão sobre a importância da constante da
evolução e importância da ética empresarial e da responsabilidade social.