O Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) disponibiliza, gratuitamente, em seu portal (www.icbr.com.br) uma série de ferramentas que podem facilitar a vida de contadores, empresários em geral e toda sociedade. São planilhas e outras ferramentas sobre os mais diversos temas do dia-a-dia das empresas, dos contadores, estudantes das ciências contábeis, escritórios de contabilidade ou até de profissionais de outras áreas .

O grande diferencial desse serviço é que todas as ferramentas são disponibilizadas pelos próprios associados do ICBR, que querem compartilhar seu conhecimento com seus pares e sociedade em geral. “São ferramentas que podem ser muito úteis no dia-a-dia de todos nós contadores, independentemente se o contador trabalha numa grande corporação, num escritório de contabilidade ou ainda é estudante da graduação”, destaca André Luis de Moura Pires, presidente da entidade.

A única recomendação da direção do ICBR é que as pessoas, ou empresas, que forem utilizar dos serviços, certifiquem-se antes do uso que as funcionalidades cumprem o papel a que se destinam, especialmente àquelas relacionadas com o cumprimento de obrigações tributárias ou trabalhistas.

Outro aviso importante é que a utilização das ferramentas é de inteira responsabilidade de quem for baixá-las, uma vez que o ICBR não certifica as funcionalidades ou dos resultados.

As primeiras planilhas disponíveis no portal do Instituto, foram disponibilizadas pela empresa Taticca, associada ao ICBR. Uma das planilhas ajuda ao contador na elaboração de Demonstrações de Fluxo de Caixa - gerando, inclusive, gráficos para análises -, e outra é usada para cálculo de férias de empregados em geral.

 

Contribuições

Os associados do ICBR que desejarem compartilhar suas ferramentas com as empresas em geral, microempreendedores e a qualquer outra pessoa, podem fazer as publicações diretamente na “Área do Associado” do Portal do ICBR.

O compartilhamento do conhecimento pelos associados é voluntário, não fazendo jus a qualquer remuneração. “É uma contribuição nossa à sociedade”, destacou o presidente da entidade, André Luís de Moura Pires.

O ICBR acredita que o fortalecimento da profissão contábil passa por, cada vez mais, os contadores se aproximarem da sociedade de forma geral, contribuindo com soluções que apoiem o seu desenvolvimento.

 

Sobre o ICBR

 

O Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR), que congrega contadores, técnicos em contabilidade, bacharéis e estudantes de Ciência Contábeis, foi criado para fortalecer a Contabilidade e seus profissionais, por meio de um trabalho em sintonia com os órgãos reguladores da profissão e da Contabilidade no País, e, também, com outras entidades que têm a contabilidade como ferramenta, convergindo o interesse de vários setores.

A visão fundamental é que o ICBR busque sempre abrir um espaço, uma base, para discussão técnica, que possa contribuir para o mundo da contabilidade e para o desenvolvimento da economia. Além de interagir, com os Poderes, em todos os níveis da federação brasileira, em busca da defesa dos interesses da contabilidade e dos associados do ICBR.