Uma visão completamente nova sobre a questão dos ativos intangíveis das empresas passa pela correção de nome para ativos intelectuais. Os ativos intelectuais abrangem a maior parcela do valor das empresas atualmente.

Essa nova ótica, que muda o escopo do trabalho dos profissionais da contabilidade e a visão dos empresários, será debatida no Seminário Ativos Intangíveis mudando para Ativos Intelectuais, promovido pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) e conduzido por expoentes da Contabilidade Brasileira, no dia 11 de maio, das 08h30 às 10h30. O evento será digital e hoje será o último dia para se inscrever.

O seminário tem o apoio institucional da Anefac - Associação Nacional de Executivos e da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) A apresentação será realizada pelo contador Charles Holland, conselheiro independente de diversas empresas; Sócio Diretor na Holland Consulting; sócio aposentado pela EY, colaborador em Comissões técnicas no IBGC, ANEFAC, APC e outros. A abertura do evento será realizada pelo professor-doutor Sérgio de Iudícibus, um dos principais pensadores da Contabilidade brasileira, autor de vários livros, entre os mais vendidos da área, e membro do Conselho de Notáveis do ICBR. O moderador será o contador Jorge Manoel, sócio aposentado da PWC, conselheiro independente de várias empresas, atuante nas comissões técnicas no IBGC e APC.

 

Oportunidade

Charles Holland destaca que a contabilidade precisa abraçar a nova estrela da economia: os “ativos intelectuais”, acionadores de valor, das empresas. De acordo com ele, o International Accounting Standards Board (Iasb), organismo internacional que emite as International Financial Reporting Standards (IFRS) – normas de contabilidade adotadas por mais de uma centena de países – reconhece que atuais pronunciamentos técnicos estão defasados nos seus conceitos fundamentais, ainda restritos basicamente por ativos e passivos tangíveis. “Não estão atendendo mais às expectativas e necessidades dos usuários de informações contábeis para a tomada de decisões”, ressaltou.

O palestrante afirma que o mundo mudou nos últimos trinta anos e mudará muito mais. A maioria dos empregos e tarefas repetitivas já foram ou serão automatizadas num futuro próximo. Holland destaca ainda que os relatórios contábeis, para fins internos e externos, são elaborados atualmente, em sua grande maioria, de forma automatizada. “A função primordial dos contadores deveria ser de prestar informações úteis e essenciais aos usuários das informações contábeis, principalmente internos para as empresas não abertas. Mas isso não tem ocorrido. Os contadores estão negligenciando o valor e a importância de ativos intelectuais”, afirmou.

Os empresários e dirigentes das empresas querem informações objetivas de prestações de contas de atividades financeiras e não financeiras para tomada de decisões e ignorando os ativos intelectuais, isto não está ocorrendo. “Eles também querem mais informações prospectivas confiáveis”, disse.

O palestrante é acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e autor do capítulo 4 (Os Conceitos que fundamentam as Normas Internacionais de Contabilidade em vigor precisam ser atualizados), do livro Pronunciamentos Contábeis e tendências da Contabilidade, publicado pela APC, que contém os principais argumentos e fundamentações técnicas necessárias sobre assuntos Ativos Intelectuais, podendo ser acessado clicando aqui.

 

Inscrição

Para participar do seminário é necessário realizar inscrição prévia no Portal do ICBR, pelo link: https://icbr.com.br/Treinamento/ativos-intangiveis-mudando-para-ativos-intelectuais. A participação é gratuita e está aberta para Contadores Associados, dirigentes e empresários de qualquer área. É importante frisar que a associação ao ICBR é gratuita e também não é cobrada nenhuma taxa mensal ou anual dos contadores. Além disso, o associado pode se desassociar a qualquer tempo com apenas um clique, também no Portal do ICBR.

 

O Seminário Ativos Intangíveis mudando para Ativos Intelectuais está em registro de pontuação para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), para os Profissionais da Contabilidade com CRC ativo. Os demais participantes receberão certificado de participação.