• +55 11 4210-4775

  • icbr@icbr.com.br

Câmaras

Câmara de Bacharéis em Ciências Contábeis (CB)

  • A Câmara de Bacharéis em Ciências Contábeis é mantida pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) com o objetivo de fomentar o conhecimento na área dos profissionais que cursaram Ciências Contábeis, mas não fizeram o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e não exercem a profissão, mas que desejam continuar construindo seu arcabouço de conhecimentos na área.

    Para participar desta Câmara, o profissional deve ser membro regular do ICBR ou, caso ainda não seja associado, pode aderir ao ICBR por meio da Câmara de Bacharéis em Ciências Contábeis.

    A Câmara realiza reuniões mensais em que são discutidos temas atuais e relevantes, definidos pela coordenação da Câmara em consonância com a diretoria do ICBR, para a profissão e de construção de conhecimento para quem pretende vir a exercer a profissão.

Câmara de Contadores (CC)

  • A Câmara de Contadores é mantida pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) com o objetivo de debater e discutir, junto aos associados, temas na área da contabilidade mais emergentes e relevantes da profissão.

    Para participar desta Câmara, o profissional deve ser membro regular do ICBR ou, caso ainda não seja associado, pode aderir ao ICBR por meio da Câmara de Contadores, que atende os Contadores da Área Privada e Pública, Peritos Judiciais, Auditores Internos, Professores de Ciências Contábeis e outras áreas específicas da profissão, mediante comprovação de que é contador com registro regular no CRC.

    A Câmara realiza reuniões mensais em que são discutidos temas atuais e relevantes para a profissão. É a oportunidade dos associados do ICBR debaterem com o palestrante/especialista do assunto proposto em cada reunião, elencados entre os assuntos com maior visibilidade naquele momento, selecionados pela coordenação da Câmara em consonância com a diretoria do Instituto.

    A Câmara é, também, uma forma dos profissionais se manterem atualizados aos temas relevantes e se desenvolverem profissionalmente.

Câmara da Governança Corporativa

  • A Câmara da Governança Corporativa, mantida pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) tem como objetivo ser um fórum para as discussões de temas relacionados à Governança Corporativa tais como: auditoria independente, auditoria interna, conselho fiscal, comitê de auditoria e também em temas ligados à atuação do Conselho de Administração e Diretoria em aspectos de ética, transparência e prestação de contas.

    Para participar desta Câmara, o profissional deve ser membro regular do ICBR ou, caso ainda não seja associado, pode aderir ao ICBR por meio da Câmara de Governança Corporativa. Em palestras periódicas promovidas pela Câmara, os membros têm a oportunidade de debater os temas propostos com: auditores, contadores, advogados e executivos que direta ou indiretamente atuam como agentes de governança corporativa.

    Os temas são definidos pela coordenação da Câmara em consonância com a diretoria do ICBR, específicos na área, entre os mais emergentes e relevantes do momento em busca dos elementos fundamentais para a perpetuação dos negócios, segurança aos investidores, valorização dos seus profissionais e uma interação saudável com a comunidade e com os Órgãos Reguladores, que têm implementado, para as empresas de capital aberto e atividades regulamentadas, diversos mecanismos de monitoramento, tais como: a) regras e modelos de controle; b) severas punições para os seus Conselheiros, Diretores e Auditores, em caso de descobertas de irregularidades significativas.

Câmara de Estudantes de Ciências Contábeis (CC)

  • A Câmara de Estudantes de Ciências Contábeis é mantida pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) com o objetivo de promover o contato dos estudantes da área com os profissionais já no exercício da profissão, para que tenham uma visão realista da profissão que exercerão.

    Além disso, a Câmara busca promover o saber contábil e debater e discutir junto aos associados temas na área da contabilidade mais emergentes e relevantes da profissão, como forma de preparação dos futuros profissionais.

    O ICBR acredita que a evolução da profissão terá uma relevante participação dos profissionais em formação nos cursos de Ciências Contábeis. E que a contabilidade tem grande potencial de desenvolvimento para os futuros profissionais, porque há um leque de oportunidades na área privada e pública, peritos judiciais, auditoria independente, auditores internos e outras áreas específicas da profissão.

    Para o estudante de Ciência Contábeis, o ICBR é um diferencial. A Câmara realiza reuniões mensais em que são discutidos temas atuais e relevantes para a profissão e para os futuros profissionais. Para participar desta Câmara, o estudante regularmente matriculado em curso superior de Ciências Contábeis, deve ser membro regular do ICBR ou, caso ainda não seja associado, pode aderir ao ICBR por meio da Câmara de Estudantes de Ciências Contábeis.

Câmara de Técnicos em Contabilidade (TC)

  • A Câmara de Técnicos em Contabilidade é mantida pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) com o objetivo de promover o desenvolvimento dos profissionais dessa categoria, dentro das atribuições estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, bem como discutir temas na área da contabilidade mais emergentes e relevantes da profissão. Para participar desta Câmara, o profissional deve ser membro regular do ICBR ou, caso ainda não seja associado, pode aderir ao ICBR por meio da Câmara de Técnicos em Contabilidade.

    A Câmara realiza reuniões mensais em que são discutidos temas atuais e relevantes para a profissão e, também, temas específicos de interesses dos Técnicos em Contabilidade, que têm relevante papel nas empresas de contabilidade, em função de suas múltiplas obrigações, no auxílio do contador e para oferecer às empresas em geral informações necessárias ao seu desenvolvimento e crescimento legal e saudável.

    Os temas são definidos pela coordenação da Câmara em consonância com a diretoria do ICBR.

© Todos direitos reservados ICBR