• +55 11 4210-4775

  • icbr@icbr.com.br

Fórum

Tratamento de Ativo Intelectual - Valorizar Atestado Técnico no Balanço Por Eduardo Almeida da Silva / 3 Comentários / Publicado quarta-feira, 25 de maio de 2022
Os “Atestados” de execução de determinado contrato, emitidos pelas Empresas (clientes), são a base para a futura negociação da empresa do ramo de Engenharia quando for negociada, por exemplo, em licitações é necessário anexar esses atestados para comprovação de habilitação. Estes registros de valorização e geração de caixas futuros, não é registrado na contabilidade (sem contar com o resultado registrado na competência de contratos antigos o qual gerou o atestado) impossibilitando a demonstração do real valor daquela empresa. Minha Pergunta: De acordo com a exposição do Holland, como deveria expressar esse valor nos demonstrativos aos investidores?
Comentários
  • Diogo Magalhaes Santiago - 17:33:43

    A volatilidade do valor de mercado associado aos ativos intelectuais dificultaria o registro? Eventuais desatualizações poderiam trazer algum descrédito aos dados financeiros? Seria possível atribuir essa flutuação a algum componente, como adm, finanças, vendas e produção?


  • Charles Barnsley Holland - 11:14:28

    Caro Eduardo de Almeida da Silva Não é minha área de atuação. Sem o benefício de conhecimento desta indústria, entendo que os atestados de exercício para determinados contratos têm valor de mercado, todavia são instáveis, dependendo entre outros, de oferta e da procura. Sendo instável e não certo de serem exercidos, não podem ser contabilizados. Recomendo, se material e provável os exercícios de direitos, que elas sejam divulgadas numa nota específica de ativos intelectuais. Se tiver confiança de quantificação de valor dos atestados, é importante divulgá-los na nota de ativos intelectuais, e incluir explicações fundamentadas de como foram valorizados. Charles Holland, Coordenador do Comitê de Ativos Intelectuais


  • Jose Elias Feres de Almeida - 18:25:24

    Caro Eduardo, os ativos intangíveis gerados internamente não podem ser reconhecidos. Eventualmente, se a empresa for incorporada por outra, quem estiver comprando realizará essa avaliação. Todavia, esses ativos, mesmo não contabilizados, contribuem para a geração de caixa. Então, ao avaliar a empresa, eles não aparecerão nos fluxos, mas estão contribuindo com os mesmos.



© Todos direitos reservados ICBR