Na sétima edição da coluna “Raízes Contábeis: Uma Jornada Histórica” contamos com a colaboração da nossa convidada Dra. Ana Lucia F. de S. Vasconcelos para compartilhar a sua trajetória no campo da história da contabilidade. A professora Ana Lucia Vasconcelos tem Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - (UFPE). Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP - PPGCC. Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Profa. Associada 2 da UFPE. Membro regular da Pós-Graduação Stricto Sensu do Programa em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e membro colaboradora da Pós-Graduação Stricto Sensu em Controladoria, Finanças e Tecnologias de Gestão (PPGCFTG) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Membro do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Práticas de Pesquisa Intervencionista em Controladoria, desenvolvendo estudos e pesquisas na área de: Controladoria e Regulação Contábil, Pesquisa Intervencionista, Avaliação e Monitoramento de Impactos Sociais de Programas e Projetos, e Gestão e Prestação de Contas do Terceiro Setor. (Thais Lira, colunista)

 

Minha motivação...

Primeiro agradeço esta oportunidade do Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) em abrir este espaço para que eu pudesse compartilhar um pouco sobre minha motivação e trajetória em estudar e pesquisa sobre temas relacionados a História da Contabilidade. Considerando que nossas pesquisas, ensino e como nos relacionamos com a busca do conhecimento de forma dialógica com as realidades, faz transparecer nossas crenças, valores e princípio que não abrimos mão, que denominamos da nossa Cosmovisão. Eu nasci em um lar evangélico e meus pais sempre me ensinaram sobre como o amor de Deus deve ser pregado e vivido com nosso próximo. Então meu olhar para as realidades sempre foi de reflexão crítica e de amor ao próximo. Assim me formei e em minha atuação só consigo caminhar na academia com métodos e metodologias que tenha em sua essência o “olhar” aprofundado nas questões socioambiental e nos portamos como agentes de mudança. Nesse sentido, os processos históricos nos fazem enxergar novas possibilidades de explicar a realidade bem como, intervir nestas realidades. Utilizo isso dentro de minha sala de aula quando percebo um aluno disperso ou triste ou sem conseguir atingir aquela tão esperada nota...chego perto e pergunto: “me conte sua história!”. Geralmente ele fica assustado, mas depois percebe que sua história de vida reflete suas necessidades e é um meio de pedir ajuda. Estudar e conhecer as histórias das pessoas em seus contextos nos dá uma visão da ação humana no espaço e no tempo, construindo e desconstruindo para que o novo possa emergir ou até mesmo assegurar algo que precisa ser preservado.

“O passado é, por definição, um dado que coisa alguma pode modificar. Mas o conhecimento do passado é coisa em progresso, que ininterruptamente se transforma e se aperfeiçoa.” Marc Bloch (1974).

 

Minha experiência...

Em sala de aula no componente curricular “Contabilidade Introdutória” minhas primeiras aulas é conversar da importância do estudo da História da Contabilidade. Sem compreender os contextos econômicos e sociais que os percussores desenvolveram seus argumentos para que a Contabilidade se tornasse uma Ciência, as teorias se tornariam “vagas” para os estudantes. Então sugiro os vídeos maravilhosos que existe disponibilizados de forma pública no YouTube, textos que explicam a evolução do Pensamento Contábil e em nossas aulas trazemos aplicações contemporâneas para que possa fazer sentido os fatos passados sendo hoje explicados com Teorias e Categorias de Conhecimentos bem como, seus métodos explicativos fazendo diferença nos tempos atuais.

Nesta minha concepção de mundo é que tenho buscado não perder oportunidades que meus alunos me apresentam em seus trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) e também na pós-graduação.

Então fui convidada pelo CRCPE a coordenar uma das pesquisas, junto com vários alunos, do edital do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) intitulado: “Regate da Memória Contábil dos Estados”. Nosso capítulo do estado de Pernambuco (2016, p539) tratou sobre: Evidências sobre as Práticas Contábeis e seu Aprendizado; Primeiras Organizações no estado de PE; Primeiras Escolas. Nosso objetivo foi de preservar a memória contábil no estado de Pernambuco, mantendo a existência das instituições profissionais e fortalecendo suas bases a partir do conhecimento de sua identidade pelo resgate histórico.

Outro trabalho que ainda pesquiso foi com um TCC que orientei intitulado “Evidenciação e Controle Contábil: a sua contemporaneidade classicamente testemunhada através do Seminário pernambucano do século XVIII”. (Trabalho de Conclusão de Curso de autoria da Profa. Angélica Vasconcelos que também publicou sua trajetória neste espaço: https://www.icbr.com.br/Noticias/Artigo/minha-jornada-a-historia-da-contabilidade-como-estandarte! )

Minha proposta futura... Propor uma componente curricular não obrigatório no projeto pedagógico do curso de bacharelado em ciências contábeis na modalidade inter/multidisciplinar onde, possamos estudar os fatos históricos sendo os saberes com interdependência da construção do conhecimento, mas, buscando também a escuta, seja com pessoas físicas ou jurídicas no propósito de reposicionarmos a HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTABIL...por exemplo: onde estão as contribuições feminina na construção histórica da contabilidade?

Agradeço a oportunidade Profa Ana Vasconcelos

 

O ICBR agradece a Professora Ana Lucia Vasconcelos pela colaboração com a coluna “Raízes Contábeis: Uma trajetória histórica”.

Tem interesse por discussões na área da História da Contabilidade e deseja divulgar sua pesquisa nesta coluna?

Entre em contato. Juntos reuniremos esforços para o fortalecimento deste campo de pesquisa no Brasil.

 

Thais Alves Lira (thaislira@ufpr.br)

Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutoranda em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Gestão e Negócios pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Laboratório de Educação e Pesquisa Contábil (LEPEC - UFPR).