O Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) apoiou o Sindicato dos Contabilistas de São Roque, o Centro Universitário São Roque e a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp) na promoção da 24ª Semana da Contabilidade e a 134ª Jornada Técnica Cultural, realizadas no São Roque Clube, na cidade de São Roque. Com uma tradição de décadas, a jornada tem como propósito aprimorar e aprofundar conhecimentos em temas contemporâneos voltados à área contábil.

A professora e tributarista Camila Oliveira, Coordenadora do Comitê Técnico sobre Assuntos Tributários, mantido pelo ICBR, palestrou sobre o tema “Reforma tributária: como as empresas devem se preparar para conviver com dois regimes tributários”. O auditório cheio, com cerca de 250 pessoas, e o engajamento do público mostraram o quanto o tema ainda gera dúvidas, mas também revela o interesse de todos em entender as mudanças e os impactos para empresas e contribuintes.

De acordo com Camila Oliveira, a reforma é complexa e repleta de nuances, e cada pergunta traz novas perspectivas e desafios. “Sinto que estamos no caminho certo ao buscar mais conhecimento e clareza, para que possamos enfrentar as transformações com confiança e estratégia”, destacou.

De acordo com o professor Dr. Ricardo Rios, que coordenou a jornada, o evento proporcionou a profissionais e estudantes uma série de palestras conduzidas por especialistas e conferencistas de renome, criando oportunidades valiosas para aprender a enfrentar desafios e empreender no setor contábil. Contou com o apoio, além do ICBR, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP) e de diversos patrocinadores.

A Palestra Magna foi proferida pelo renomado antropólogo e professor Luiz Almeida Marins Filho, abordando o tema “Como enfrentar com sucesso tempos disruptivos”. As palestras técnicas enriqueceram o evento: Suely Gualano Bossa Serrati, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) e conselheira do CRC-SP, apresentou a palestra “Perspectiva para a carreira de perito: demanda, exigências técnicas e habilidades para uma carreira de sucesso”. Na sequência, a tributarista Camila Oliveira abordou o tema “Reforma tributária: como as empresas devem se preparar para conviver com dois regimes tributários”.