Clique aqui e assista o vídeo da entregado Prêmio.

O COLID - Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade foi reconhecido, na categoria pessoa jurídica, do Prêmio de Inovação em Contabilidade Professor Sérgio de Iudícibus, Edição 2024, realizado pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR). A premiação foi entregue por Miguel Longo, executivo de mercado, que fez parte da Comissão Julgadora do prêmio, à representante do Colid, Professora Doutora Janaína Dourado, na cerimônia conduzida por André Luis de Moura Pires, presidente da Diretoria Executiva do ICBR.

O COLID surgiu de uma inquietação do professor Daniel Pereira, que no período da pandemia, em especial 2020, em seu perfil pessoal de uma rede social começou a realizar provocações a respeito de inúmeros temas, por meio de lives, o que incluía na época questões relacionadas a contabilidade e o público não-hegemônico. Reconhecendo que o encontro com o outro transforma.

Daniel Pereira foi encontrando outros interessados no assunto durante a caminhada, o que resultou no I Seminário de Diversidade e Inclusão na Contabilidade, em outubro de 2020, com a participação de Adriano Carlos Gordiano, Iago França Lopes, João Paulo Resende de Lima, Mirian Gomes, Samuel Durso e Thauan Carvalho. Um encontro ainda tímido que mudaria os ventos da contabilidade no Brasil.

Janaina Dourado destacou os avanços do Coletivo, apesar de ser uma entidade jovem, um grupo tão diverso e tão inclusivo. Lembrou que naquele momento ela personificava muitos membros espalhados em várias regiões do Brasil e fora do Brasil também.

Janaína Dourado ressaltou que o COLID é um grupo em que é misto e atravessa muitas particularidades da diversidade na contabilidade em todas as áreas da Contabilidade. “Seja área tributária, auditoria, ESG, área de inclusão, inovação e diversidade. Em todos os ambientes, sejam eles educacionais, empresas de capital aberto, empresas de pequeno porte ou médio porte. Estamos em várias partes do Brasil. Estamos também nos Conselhos Regionais de Contabilidade, com alguns cargos e possíveis articulações”, contou.

O Coletivo, disse Janaína Dourado, busca ser representativo em todos os congressos da contabilidade com seus membros levando publicações. Além de publicações em revistas de alto impacto, inclusive no Exterior. “Isso tudo levando o nome do COLID em conjunto mesmo, trabalhando na coletividade, na Contabilidade principalmente. Todos nós somos contadores e contadores e contadores. Temos pessoas trans, pessoas  LGBTQIA+, que lhe atraem mais. E todas elas atravessando a questão da contabilidade. Sim, temos que ter muitos representantes”, destacou.

Nesta direção, quando se alcança a pesquisa em diversidade e inclusão é possível reconhecer algumas práticas oriundas da pesquisa que tem gerado impacto e mudado paradigmas na contabilidade. Neste escopo, insere-se o COLID.

A professora destacou que participava da solenidade honrando a presença e não a ausência física dos membros. “Mas, com toda certeza, elas estão aqui conosco nesse momento que é importante para nós”, disse.

O Prêmio teve patrocínio da TATICCA - ALLINIAL GLOBAL | Audit | Advisory | Corporate Finance | Outsourcing | Tax |, P&A Perícias e Avaliações Contábeis e Financeiras e apoio institucional do Instituto Kapok de Inovação Corporativa, GEN Negócios & Gestão (GEN | Atlas) e do Programa de Mestrado Profissional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

Saiba mais sobre o COLID

REGIMENTO E PRINCÍPIOS COLID – Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade

CARTA ABERTA SOBRE DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA CONTABILIDADE