* Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos

A ética corporativa é uma temática muito importante para a competitividade empresarial, inclusive é relevante para atrair recursos, melhorar de forma continua a imagem institucional e contribuir para a sociedade.

“Ética” tem origem grega, da palavra ethos, que significa modo de ser e representa as características de um grupo, portanto representa a forma de agir de um coletivo, em relação à sua cultura e ao seu comportamento nessa sociedade. O conceito de Ética, porém, evoluiu na história, podendo ser considerado caráter ou conjunto de princípios e valores morais que norteiam a conduta humana na sociedade.

A Ética consiste em algo que muda conforme a sociedade, a época, os conceitos e até conforme o grupo em que os indivíduos participam. No caso da Ética corporativa, certamente, ela varia conforme a empresa ou o ambiente em que uma empresa está inserida, pois é reflexo da sociedade, dos produtos que comercializa, da cultura interna e de outros fatores que compõem este ambiente.

A Ética consiste no que fazemos com os outros, com a humanidade, com a natureza e com o planeta.

A Ética é resultante da Moral, pois é fruto da reflexão sobre a moralidade.

Quais os desafios da ética Corporativa?

Em primeiro lugar é importante compreender três fatores que desafiam a Ética Corporativa:

Fator 1 – Com o desenvolvimento social e a evolução da comunicação, nos deparamos em muitas situações novas, visto que as leis e a sociedade nem sempre estão preparadas para elas, pois, muitas vezes nem consideram a hipótese de que pode ocorrer o evento

Fator 2 – A Ética e a responsabilidade social devem ser práticas cotidianas

Fator 3 – Há a necessidade não apenas de tolerância, mas de aceitar, respeitar, conviver e saber que há muito para aprender com a multicultura.



Considerando estes aspectos quais as dimensões da ética corporativa?

Dimensão 1: Sustentabilidade: aspectos ambientais, aspectos econômicos e aspectos sociais

 

A sustentabilidade é composta pelo Triple Botton Line (linha de três pilastras), formado por aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Da sustentabilidade, composta pelo Triple Botton Line ou “Tripé da Sustentabilidade”, resultam três intersecções, que são Socioambiental, Ecoeficiência e Socioeconômico:

 

AMPLITUDE DA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

INTERSECÇÃO

Ambiental e social

Socioambiental

Social e econômica

Socioeconômica

Econômica e ambiental

Ecoeficiência

Ambiental, social e econômica

Sustentabilidade organizacional

 


Dimensão 2: Respeito a multicultura

 

O respeito à multicultura e as políticas que consideram as diferenças individuais deve permear todas as práticas éticas corporativas.

A multiculturalidade consiste em um meio formado por diversas culturas. Este ambiente pode ser uma região, cidade, país ou ambientes institucionais.

As pessoas que formam a empresa devem ter um olhar e agir de forma sustentável, do ponto de vista social, ambiental e econômico. Considerando a multicultura, certamente estarão respeitando aspectos como:

•    A vida;

•    A valorização do indivíduo;

•    O ecossistema;

•    As diferenças culturais, religiosas, étnico-raciais e outras.

Dimensão 3: aprendizado contínuo

 

A educação e o aprendizado contínuo, inclusive intensa atualização, são necessários para acompanhar as novas realidades sociais e até os possíveis impactos sociais.

Como o mundo está em constante transformação e com drásticas mudanças, inclusive com novas tecnologias, é comum surgirem diferentes impactos sociais e ambientais, que necessitam de profissionais qualificados.

 

Dimensão 4: inovação

 

A inovação possibilita, ainda, o desenvolvimento de políticas capazes de considerar as necessidades e realidades institucionais, respeitando as diferenças individuais e as limitações do grupo.

Peter Drucker afirmava que cada organização terá de aprender a inovar de maneira organizada, sendo um processo sistemático.

Se as empresas necessitam inovar sempre na sociedade moderna, devem também utilizar a inovação para o desenvolvimento, implantação e acompanhamento de políticas e processos éticos corporativos.

Inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.

 

Dimensão 5: Governança Corporativa

 

Para a implantação das políticas Éticas é necessário o desenvolvimento de políticas de Governança Corporativa, portanto, a empresa deve criar, aplicar e desenvolver o seu modelo de gestão. É fundamental ter clara essa necessidade, considerando-se o porte e as características de cada instituição. O desenvolvimento consiste na atualização constante, considerando os rumos e as tendências internas e externas.

Portanto, as dimensões podem ser:

•    Para definir a abordagem: servem para definir os limites da Ética corporativa, portanto são as dimensões: sustentabilidade e respeito à multicultura.

•    Operacionais e de desenvolvimento: são utilizadas para conseguir operacionalizar as políticas de Ética corporativa com acompanhamento do desenvolvimento da sociedade que está inserida e do mundo globalizado. São elas: Governança Corporativa, aprendizado contínuo e inovação.

 

Classificação da dimensão

Dimensões

Para abordagem

Sustentabilidade

Respeito à multicultura

Operacionais e de desenvolvimento

Aprendizado contínuo

Inovação

Governança Corporativa

 

Mas, qual o papel do Profissional de Contabilidade para promover, prevenir e garantir procedimentos éticos corporativos?

O Gestor necessita ser proativo, incentivar as políticas internas éticas institucionais, garantindo o seu desenvolvimento, de forma que considere aspectos como:

- A missão institucional;

- O ambiente interno e externo;

- Os diferentes agentes, como gestores, funcionários, fornecedores, clientes, terceirizados, sociedade externa e outros;

- A legislação;

- A cultura da empresa, além da cultura local, regional e nacional;

- As mudanças tecnológicas e sociais.

Neste contexto os gestores têm um papel fundamental e como exemplo de ações efetivas a serem implantadas destacam-se:

- Elaboração de demonstrações contábeis que respeitam as normas e que contribuam efetivamente com a empresa.

- A compreensão da necessidade de transparência ética organizacional, com a contabilidade contemplando aspectos sociais, ambientais e econômicos.

- Elaboração de políticas de Governança Corporativa.

- Políticas preventivas de ética institucional, como a elaboração de um código de conduta com a participação e representatividade de diferentes stakeholders.

- Projetos efetivos sociais e ambientais, com políticas inclusivas e sustentáveis.

 

Todas estas ações necessitam de muito preparo dos profissionais e capacidade de inovação e uma compreensão sistêmica.

Estes aspectos transformam o ambiente social, valorizando profissionais que antecipam a mudança e que tem um papel efetivo de construção da sociedade.

 

*Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos é Conselheiro Notável do ICBR, além de Coordenador e Professor do Mestrado Profissional em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças da PUC-SP. Autor de diversos livros entre eles: Ética Empresarial - Políticas de Responsabilidade Social em 5 Dimensões: Sustentabilidade, Respeito à multicultura, Aprendizado contínuo, Inovação e Governança Corporativa da Editora Atlas.

http://www.fernandoasantos.com.br


Se você quer participar da coluna Opinião do Associado, pode enviar comentários sobre este artigo para publicação nas próximas edições, para o e-mail: boletim@icbr.com.br.

Se é associado, pode também enviar artigos para curadoria do ICBR, sobre temas contábeis.