A Dra. Solange Garcia, Conselheira de Administração do Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) e professora da FEARP-USP, foi premiada com o melhor trabalho na Área de Educação no 24º USP International Conference on Accounting que foi realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP.

O trabalho laureado foi “Assessing sustainability with business simulation: experience of undergraduate accounting students”, uma pesquisa que destaca uma lacuna relevante no ensino tradicional de contabilidade e finanças: a falta de integração com as múltiplas dimensões da sustentabilidade.  “Os conteúdos e métodos têm sido voltados para a maximização de lucro, sem considerar que atualmente há uma interconexão mais visível entre impactos ambientais e sociais e a geração de lucro nas empresas”, destaca a professora.

O objetivo do estudo foi avaliar um processo de aprendizagem onde estudantes de graduação em Ciências Contábeis vivenciaram uma experiência de tomada de decisão em equipes, representando interesses financeiros e não financeiros de diferentes grupos de stakeholders.

Foram utilizados métodos de role-playing e a teoria do aprendizado experiencial. Durante várias simulações, explica Solange Garcia, os estudantes identificaram dissonâncias entre seus conhecimentos, crenças e decisões. Essas discrepâncias foram discutidas em sessões de debriefing, ampliando o entendimento multidimensional da sustentabilidade.

Esta abordagem, segundo a professora, pode ser transformadora para o ensino de contabilidade, preparando melhor os futuros profissionais para tomar decisões que considerem todos os aspectos da sustentabilidade, beneficiando tanto as empresas como o meio ambiente.