Desenvolver o conceito de “ética” e sua evolução na humanidade e no meio empresarial. Esse foi o escopo da palestraÉtica Empresarial - Políticas de Responsabilidade Social em 5 Dimensões, realizada pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR), com a participação dos professores Doutores Fernando de Almeida Santos, Conselheiro Notável do Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR); Edicreia Andrade dos Santos (UFPR) e Jonatas Dutra Sallaberry (Tribunal de Contas). O evento foi mediado por André Luis de Moura Pires, presidente da Diretoria Executiva do ICBR e sócio da P&A Perícia e Avaliações Contábeis e Financeiras.

De acordo com Fernando de Almeida, autor do livro Ética Empresarial - Políticas de Responsabilidade Social em 5 Dimensões, que está em sua segunda edição, o tema central é imprescindível para o ambiente dos negócios, pois está vinculado ao código de conduta, à missão e à governança de qualquer corporação. Porém, implantar políticas éticas significa atualizá-las constantemente segundo parâmetros, contextos e legislações vigentes.

O conceito das dimensões da ética empresarial foi criado por ele. Destacou que  com o desenvolvimento social e a evolução da comunicação, os gestores se depararam com muitas situações novas e que a ética e a responsabilidade social devem ser práticas cotidianas, logo, è necessário não apenas exercitar a tolerância, mas de aceitar, respeitar, conviver e aprender com a multicultura, além de ter políticas preventivas e ações práticas efetivas.

 

Ética e ética empresarial

Edicreia Andrade dos Santos destacou que Ética representa a ideia universal do comportamento humano ideal, lembrando que moral compõe o conjunto de normas do comportamento dos indivíduos em sociedade. Enquanto isso, a Ética Profissional regula as ações que norteiam a conduta dos membros do respectivo segmento profissional. Busca definir os padrões de convivência dentro desse segmento, e dele, com a comunidade externa.

A professora disse que ética tem como objetivo entender os conflitos existentes entre as pessoas, buscando suas razões, como resultado direto de suas crenças e valores, e com base nisto estabelecer tipos de comportamento que permitam a convivência em sociedade. “O comportamento das pessoas é fortemente influenciado pelas condições que cada uma tem ao seu redor”, afirmou.

A palestrante lembrou que cada pessoa tem sua visão de vida, atribuindo valor diferenciado para fatos ou coisas e apresentam comportamentos distintos, que nem sempre se divide em um certo e outro errado.

A ética empresarial é o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos empresariais, estando relacionada aos valores morais e éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação, e de suas partes interessadas e compreende os princípios e padrões que orientam o comportamento do mundo dos negócios.

Na visão de Edicreia, as empresas que praticam a ética empresarial atraem clientes; fazem com que os funcionários desejem permanecer na empresa; reduzem a rotatividade de mão de obra e, consequentemente, aumentam a produtividade; reduzem os custos de recrutamento e permitem que a empresa obtenha os funcionários mais talentosos; além de atrair investidores.

 

Ética: Compliance & Prevenção

O Professor – Pesquisador – Perito Jonatas Sallaberry falou sobre Ética: Compliance & Prevenção, destacando que o planejamento e a execução do Compliance são de fundamental importância para Prevenção de perdas e corrupção.

De acordo com ele, os contadores têm melhores resultados num ambiente de ética corporativa, em empresas que têm Códigos de Conduta, Normas e Regimento, Políticas de Segurança e trabalham de acordo com e Legislação emanada pelos órgãos reguladores, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

De acordo com André Pires, o evento buscou construir uma discussão sobre a importância da constante da evolução e importância da ética empresarial e da responsabilidade social.