A Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira (FPMCB), que recebeu o apoio de 232 deputados e 13 senadores, foi lançada no dia 14 de junho de 2023, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e tem como presidente o deputado federal Júlio César (PSD/PI) e é considerada uma vitória para a classe contábil, que tem um histórico de luta por essa representação no Congresso Nacional. A frente faz parte de um esforço conjunto realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e outras entidades contábeis.

A Frente Parlamentar tem por objetivo estimular e valorizar a participação dos profissionais da contabilidade nas mais diversas discussões temáticas de interesse no país. Será um ponto estratégico de acompanhamento das tramitações de proposições legislativas, além de constituir um espaço para o fornecimento de subsídio técnico e especializado em busca do aperfeiçoamento das legislações relacionadas à atuação contábil e às prerrogativas da classe.

Durante a solenidade, o presidente do CFC, Aécio Dantas, destacou que esse é um momento histórico para a profissão contábil brasileira e agradeceu a todos que contribuíram para que essa demanda fosse cumprida. “Em tempo recorde, conseguimos as 198 assinaturas necessárias para a criação da Frente. Gosto sempre de destacar o quanto a profissão contábil é de extrema importância. O mais importante agora é manter a Frente viva, trazer assuntos e temas, sempre mostrando o quanto o profissional da contabilidade pode contribuir em assuntos que hoje estão na ordem do dia do nosso país”, comentou.

O deputado federal Júlio Cesar enfatizou que, enquanto parlamentar, sempre teve a missão de atuar com resultados nas ações que defende e, por isso, acredita que presidir a Frente é motivo de muito orgulho. “Tive o prazer de ser o indicado a presidir a Frente Parlamentar, que tem um papel importantíssimo na economia do Brasil, no setor privado, nas empresas. Mas quero dizer a todos que, desde a reforma da previdência, nós tivemos um papel muito importante de melhorar, simplificar e dar mais eficiência ao povo brasileiro”, contou.

O parlamentar também destacou que a Frente servirá para novas visões e novas propostas. “O que seria do Brasil e de suas empresas sem o contador? Nós vamos estar juntos para que possamos sempre apresentar proposituras que defendam a classe, mas também, e acima de tudo, o povo brasileiro e os que mais necessitam das ações desse setor. Então, será com muito orgulho que vou presidir essa Frente”, reforçou.

O presidente da Diretoria Executiva do Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR), André Luis de Moura Pires, destaca que a instalação da FPMCB é de fundamental importância para a contabilidade brasileira e cumprimentou Aécio Dantas pela liderança. André Pires ressalta que tanto a profissão quanto a contabilidade estão em um momento de profundas mudanças com, por exemplo, a emissão dos pronunciamentos contábeis de sustentabilidade e a chegada agressiva de ferramentas de Inteligência Artificial, que deve alterar o cenário de atuação dos profissionais, nos próximos anos. “Os profissionais da contabilidade terão que evoluir. A FPMCB será fundamental para que o CFC e as entidades contábeis possam dialogar com o Congresso, em busca de que a legislação (trabalhista, fiscal, tributária, entre outras) do País acompanhe as necessidades das evoluções econômicas e contábeis”, ressaltou.

 

Com informações do CFC e da assessoria parlamentar da Câmara dos Deputados

Foto: Câmara dos Deputados