O Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) fortaleceu sua estrutura organizacional com a posse de três novos Vice-Presidentes, nomeados para as áreas de Administração e Finanças, Comunicação e Parcerias, respectivamente as Dras. Ticiane Santos, Liliana Lacerda e o Mestre Thiago Mandu. André Luis de Moura Pires, presidente da Diretoria Executiva, destaca que a nomeação de três novos vice-presidentes, cada um com uma função específica, é importante para fortalecer o trabalho, uma vez que o número de associados teve um grande incremento, sendo fundamental evoluir as áreas para cumprir os objetivos do instituto.

Ticiane Santos ocupou o logar deixado por João Pagano de Carvalho que, em função de novos desafios profissionais havia renunciado ao cargo. Já Liliana Lacerda e Thiago Mandu ocuparam novas posições recém-criadas na diretoria. De acordo com André Pires a especialização e foco serão fundamentais. Cada vice-presidente pode se concentrar em sua área de atuação, como Administração e Finanças, Comunicação e Parcerias, otimizando essas áreas dentro do Instituto. “Isso permite um gerenciamento mais eficaz e a implementação de estratégias específicas que atendam às necessidades de cada área”, disse.

 

Melhoria

A nova vice-presidente de Administração e Finanças assume o instituto numa fase de incremento do trabalho em função do crescimento obtido nos últimos dois anos. Segundo André Pires, a estrutura do ICBR, até agora, era extremamente enxuta, mas uma nova realidade chegou com as necessidades geradas pelo incremento de associados e atividades para cumprir os objetivos do Instituto. “É importantíssimo manter uma gestão financeira eficiente, implementando as melhores práticas de gestão financeira e compliance, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e que o instituto permaneça sustentável a longo prazo”, disse o presidente.

A nova vice-presidente de Comunicação, destaca André Pires, terá a missão de implantar novos conceitos e atividades na área, o que pode ajudar a fortalecer a imagem do instituto, melhorar a interação com os contadores e a sociedade em geral, além de facilitar a divulgação de informações relevantes e de eventos.

Já Thiago Mandu chega para incrementar o desenvolvimento de parcerias. O ICBR já tem oferecido a seus associados benefícios decorrentes de parcerias, como desconto em remédios nas redes Drogasil e Droga Raia, desconto em livros na editora GEN | ATLAS e descontos em cursos junto várias instituições de ensino, como a Fundação IPEAD, ligada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O novo vice-presidente de Parcerias terá a missão de ampliar essas parcerias e benefícios para os associados, buscando colaborações com outras entidades e organizações, o que pode resultar em benefícios mútuos, como projetos conjuntos, eventos e a troca de conhecimentos, ampliando a rede de contatos e oportunidades para os contadores. “Com uma liderança mais diversificada e especializada, o instituto pode ser mais ágil na resposta às mudanças do mercado e nas demandas dos profissionais de contabilidade associados, promovendo inovação e crescimento contínuo da entidade e da profissão”, afirmou o presidente.

 

Conheça os novos vice-presidentes

Ticiane Lima dos Santos

Vice-Presidente de Administração e Finanças do ICBR, Professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem DOUTORADO em Administração (UNAMA) e MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2010). graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UFPA (2003), graduação em PEDAGOGIA pela UEPA (2002), ESPECIALIZAÇÃO Metodologia do Ensino superior (UEPA), Eco Auditoria (UFPA). Atuou em IES em cursos: Técnico-profissionalizantes, Graduação e Pós graduação, na Capital e no interior do Estado. desenvolveu atividades em gerencial, terceiro setor, micro e pequenas empresas, Empresa de Capital Aberto e Fechado, metodologia, didática, avaliação e Educação. Tendo experiência em implementação de Sistema de Gestão Ambiental, cooperativa e formação profissional. Autora de artigos e capítulos de livros, linha de pesquisa em Relato Integrado, relatórios de sustentabilidade na América Latina e liderança feminina. Contribuindo diariamente para o desenvolvimento da Educação. pesquisa contábil (AIC), membro do comitê de sustentabilidade (GLENIF), avaliador de periódicos nacionais e internacionais. Líder do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa da Amazônia (GMAM/CNPQ).

 

Liliana Lacerda

Vice-Presidente de Comunicação do ICBR, Doutorado em Administração (UEA), Mestrado em Economia (UFC), Especialização em Auditoria Interna (UFC) e Graduação em Ciências Contábeis (UNIFOR). MBA em Gestão Pública (FVJ). Atualmente, Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Parecerista (Guia Quero Estadão Educação). Parecerista dos Congressos USP. Avaliadora do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) Portaria n 1068, de 14 de dezembro de 2018, publicada no DOU em 23 de janeiro de 2019. Professora de Graduação e Pós-Graduação. Avaliadora de periódicos nacionais e internacionais. Pesquisadora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro da Comissão Julgadora para seleção Pública – UNILAB. Assessora/Técnica de Planejamento Estratégico e Orçamentário da Prefeitura Municipal de Fortaleza (2008-2012) e Auditoria Independente - Prefeitura Municipal de Fortaleza (2005). Pesquisadora do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa da Amazônia (GMAM/CNPQ).

 

Thiago Mandu

Mestre em contabilidade, controladoria e finanças pela FIPECAFI/USP e carreira de mais de 15 anos atuando no mercado de consultoria contábil e tributária em empresas como Crowe, SBT e Catho, e atualmente é diretor executivo na Verdus.

Especializado em consolidação e Elaboração de Demonstrações Financeiras (DFP, ITR, Carve-out), atendimento a auditoria (interna e externa), e em normas e práticas contábeis nacionais e internacionais (BR GAAP/IFRS e US GAAP).