O Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) fez o lançamento do Comitê de Assuntos Tributários ICBR, que será coordenado pela tributarista Camila Oliveira. André Luis de Moura Pires, presidente da Diretoria Executiva do Instituto, destaca que o comitê tem como objetivo possibilitar um diálogo entre os contadores e demais associados ao instituto, que trarão dúvidas do dia a dia, além de contribuições proporcionando a evolução dos profissionais e também da entidade.

O ICBR apoia esse diálogo, tanto que o Comitê foi criado a partir da iniciativa de associados. “Então não fomos nós quem propusemos, diretoria ou conselho, na verdade foi uma demanda dos próprios membros e, a partir deles, vai ser formado esse comitê e esses assuntos que vão sendo trazidos pelos membros”, disse.

Camila Oliveira ressalta que a criação do comitê tributário é fundamental, porque todos que atuam na área fiscal, na área tributária, e na área contábil, têm impasses e dúvidas e dores no dia a dia. Dessa forma, a proposta do comitê, de fato, é promover a discussão, a temática, que os participantes possam levar num grupo, no qual estão seus iguais, as dificuldades do dia a dia. “Assim, será um grupo super bacana, no qual se pretende trazer atualizações legais, em encontros mensais, depois do fechamento, importante para que tenhamos assuntos recorrentes”, afirmou.

Inicialmente, destaca André Pires, será criada uma biblioteca de sugestões, de dicas, de orientações que poderá ser acessada a qualquer momento e as plataformas serão as mais diversas. Será criado um grupo de Whatsapp e um e-mail que será circulado para todos os envolvidos no comitê e, também, para os associados do ICBR de forma geral.

Camila Oliveira tem mantem uma coluna dentro do Boletim do ICBR, que será ampliada. A diretoria do ICBR entende que os assuntos da área começarão a se multiplicar, com outras pessoas com a possibilidade de criar outros conteúdos para serem divulgados no boletim. “Ao ponto até de já estarmos discutindo um boletim específico para tributos. Então é aguardar! Peço a todos os associados que se mantenham atentos às atualizações, às informações que serão trazidas sobre o comitê.

 

Inovação

Camila Oliveira destaca que a intenção é apoiar os membros do comitê e os associados no dia a dia, e assim. Lembra que quando começou na área, há 17 anos, não havia esse tipo de encontros ou debates, o que tornava tudo mais difícil. “Onde vou aprender? A legislação ela é densa, a leitura não é fácil. Então, o comitê terá um papel fundamental. Estou muito feliz por coordenar o grupo, agradeço muito o ICBR pela confiança, porque é necessário discutir esses assuntos. No meu início não tive essa oportunidade”, afirmou.

Mário Shinzato, Vice-Presidente Técnico do ICBR, a quem estão ligados os Comitês Técnicos, ressalta que a expectativa do ICBR é fomentar discussões. Disse que, por exemplo, a Palestra inaugural sobre Reforma Tributária é um tema muito atual e que, possivelmente, esse comitê ajudará muito aos contadores a trabalharem e encontrarem os gaps que são necessários para conseguir atender essa reforma tributária e, também, atender as obrigações que virão dessa reforma tributária.

Camila Oliveira convida os interessados a participarem do Comitê, que terá como propósito a discussão de assuntos fiscais, as rotinas, os problemas, as temáticas e trazer mais luz ao dia a dia. Os interessados devem se candidatar pelo e-mail: comunicação@icbr.com.br. Todas as candidaturas serão submetidas a análise prévia para aceitação ou não.