O Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) alerta aos Profissionais da Contabilidade, de todo o país, que o prazo para atender aos requisitos do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), termina em 31 de dezembro. André Luis de Moura Pires, presidente da Diretoria Executiva do ICBR, destaca a importância da educação continuada para manter o nível de conhecimento num patamar elevado e até para a evolução desses profissionais.

Vale destacar que a pontuação pode ser obtida por meio de cursos, eventos credenciados, treinamentos, docência, participação em bancas acadêmicas, orientação de teses, e outras atividades correlatas. O ICBR, como um fórum técnico da profissão tem contribuído com cursos e palestras para cumprimento desta obrigação.

Todo profissional da Contabilidade deve atingir um mínimo de 40 pontos no PEPC anualmente, sendo uma cota obrigatória de 20%, equivalente a 8 pontos, devendo ser obtida por meio de cursos, palestras e outras atividades enriquecedoras. É obrigatório a todos os envolvidos na elaboração das demonstrações contábeis.

André Pires destaca que profissionais mais bem preparados conseguem apresentar trabalhos com mais qualidade, reduzindo as possibilidades de erros, equívocos ou falhas durante suas práticas profissionais. “Além disso, a evolução da Contabilidade no País e no mundo exige que os profissionais estejam comprometidos em caminhar junto, aplicando as novas tecnologias em seu favor”, disse.