Preparar os profissionais da Contabilidade para realizar o cruzamento das informações das obrigações acessórias e outras fornecidas à Receita Federal e Secretaria da Fazenda, evitando erros que podem levar a autuações pelos órgãos fiscalizadores é o objetivo da palestra “Revisão Tributária Digital: Cruzamento das obrigações acessórias”, realizada pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR), no dia 5 de outubro de 2022.

A professora Camila Nunes de Oliveira, que ministrará a conferência afirma que o grande desafio hoje é que os contribuintes e seus profissionais da Contabilidade consigam enviar as mesmas informações pelos vários sistemas, evitando gerar inconsistências entre as informações prestadas à Receita Federal.

A professora destaca que o objetivo da palestra é prover o conhecimento do sistema tributário brasileiro; compreender o funcionamento das matrizes de incidência tributária; construir procedimentos para aplicação do planejamento tributário.

Camila Oliveira destaca que, após 2007, após a implantação do Sped, as Secretarias da Fazenda (Sefaz) dos Estados passaram a autorizar as transações de venda.

O projeto Sped começou com a nota fiscal modelo 55, mas trouxe consigo ramificações e aberturas que abarcaram todos os documentos emitidos pelas empresas, como a nota fiscal de serviço eletrônico, a Dacte (conhecimento de transporte eletrônico), as obrigações acessórias Sped ICMS, Sped Contribuições, e-Financeira, e-Social, Reinf, ECF e ECD. “São várias obrigações acessórias que a Receita consegue ver e cruzar as informações operacionais, financeiras, econômicas, patrimoniais, previdenciárias e trabalhistas das empresas”, afirmou, ressaltando que muito contribuintes não estão conseguindo manter consistência das informações das diversas obrigações assessorias que são obrigadas a enviar ao Fisco.

Além de docente em Contabilidade Introdutória, comercial e Tributária. Planejamento Tributário. Auditoria Fiscal Digital. IRPF, a palestrante conta com experiência de 14 anos na área Tributária. Tem MBA em Gestão de Tributos, pela Trevisan Escola de Negócios; MBA Perícia Tributária, também pela Escola de Negócios; MBA Planejamento Tributário, pela Legale Eduacional, sendo graduada em Ciências Contábeis. Realizou projetos de implantação SPED ICMS e NFe, Ponto focal em homologações da área de negócios de novas exigências fiscais. É escritora autora certificada, além de palestrante.

 

Gestão eficiente

A professora destaca o poder de uma gestão fiscal eficiente. Ela lembrou que isso pode ser feito para todos os tamanhos de empresas, sendo que um grande número de empresa obtém sucesso com esse tipo de trabalho, quando realizado adequadamente.

Inscrição

Para participar da palestra é necessário realizar inscrição prévia no Portal do ICBR, pelo link: https://icbr.com.br/treinamento/revisao-tributaria-digital . A participação é gratuita e está aberta para Contadores Associados. É importante frisar que a associação ao ICBR é gratuita e também não é cobrada nenhuma taxa mensal ou anual dos contadores.

A palestra “Revisão Tributária Digital: Cruzamento das obrigações acessórias” está em registro de pontuação para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), para os Profissionais da Contabilidade com CRC ativo.