Aquisição de participação acionária – passo a passo
No curso
de 4 horas será apresentado o passo a passo a ser seguido pela administração de
uma empresa que realizar uma aquisição (ou fusão) de participação acionária.
As
apresentações abordarão, em linhas gerais, os principais requerimentos
contábeis e fiscais a serem observados pela administração. Serão indicados os
documentos necessários, os prazos e um o cronograma de execução sugerido.
Adicionalmente
serão apresentados os pontos críticos e gargalos que podem surgir durante o
processo de modo que a administração esteja apta a se preparar para evitar ou
mitigar tais situações.
O curso
será encerrado com a apresentação de casos práticos enfrentados pelos
apresentadores em sua experiência profissional.
Material Disponibilizado: arquivos em Power Point e Excel
Estratégias de ensino: aula expositiva e dialogada.
Recurso Tecnológico: aula on line.
Profissionais da Contabilidade, sejam Auditores, Peritos, ProGP, ProRT, Previc, CMN, Susep, Auditor Previc, Profissionais da Contabilidade (técnicos e contadores) e de Controladoria, Estudantes de Ciências Contábeis, Empresários, além de interessados de outras áreas do conhecimento.
Normas contábeis para pequenas empresas e microentidades:
- CPC 18
(R2) - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado
em Conjunto.
- ICPC 09
(R3) - Demonstrações Contábeis Individuais, Demonstrações Separadas,
Demonstrações Consolidadas e Aplicação do Método da Equivalência Patrimonial.
- CPC 15
(R1) - Combinação de Negócios.
- Lei
12.973/2014.
- Instrução
normativa 1.700/2017.
-
Ágio na Lei 12.973/2014 – aspectos tributários
e contábeis – 2ª edição revisada, 2022 – Ramon Tomazela Santos.
-
Manual de Contabilidade Societária - Fundação
Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) 4ª edição,
2022.
-
As Contraprestações Contingentes nas
Combinações de Negócios - Revista de Direito Contábil Fiscal, v.4 n.8 (2022) - Ramon
Tomazela Santos.
.
Aquisição
de participação acionária – passo a passo.
O
objetivo é apresentar aos participantes o processo a ser seguido a partir da
aquisição de participação acionária, seja uma participação minoritária
(coligada) ou controladora. Esse processo tem como base os seguintes
pronunciamentos técnicos contábeis bem como a legislação tributária vigente:
- CPC 18
(R2) - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado
em Conjunto.
- ICPC 09
(R3) - Demonstrações Contábeis Individuais, Demonstrações Separadas,
Demonstrações Consolidadas e Aplicação do Método da Equivalência Patrimonial.
- CPC 15
(R1) - Combinação de Negócios.
- Lei
12.973/2014.
- Instrução
normativa 1.700/2017.
Susana
Furquim Xavier Couto
Accredited Senior Appraiser (American Society of
Appraisers – ASA).
Chartered Member (MRICS) - Royal Institution of
Chartered Surveyors.
Experiência profissional de mais de 25 anos em avaliação econômico-financeira de empresas, negócios, intangíveis e instrumentos financeiros para diversos fins entre os quais M&A, novos negócios, planejamento estratégico e para atendimento às normas contábeis, regulamento fiscal e societário, incluindo CVM.
Além
de sócia da Wulaia Consultoria, atuou como Conselheira fiscal na Transmissora
Aliança de Energia Elétrica S.A. - Taesa -entre agosto de 2017 e fevereiro de
2018 e atua como Conselheira no ASA desde 1º de julho de 2024.
É
palestrante em eventos nacionais e internacionais sobre temas relacionadas à
avaliação e valor justo.
Formação
acadêmica:
- Certificada
no curso Applied Corporate Finance, ministrado pelo professor Aswath Damodaran,
da New York University.
- Mestrado
em engenharia de produção com ênfase em finanças e análise de investimentos –
PUC/RJ.
- Pós-graduação
- IAG Master em finanças - PUC – Rio de Janeiro.
- Pós-graduação
- Gestão Empresarial - Fundação Dom Cabral / Vale.
-
Graduação em engenharia química na UFRJ.
Cristiano Guilherme Pereira
Experiência profissional de 20 anos em avaliação econômico--financeira de empresas e negócios para diversos fins entre os quais M&A, novos negócios, planejamento estratégico e para atendimento a norma contábil.
Formação
acadêmica:
-
Certificado no curso Advanced Business
Valuation, ministrado pelo professor Aswath Damodaran, da New York University.
-
Pós-graduação – Finanças de Empresas -
Mackenzie.
-
Graduação em Ciências da Computação na USJT.
André
Rafael Oliveira:
Experiência profissional de 30 anos em Auditoria, sendo 15 como Sócio responsável. Carreira formada na Arthur Andersen, Deloitte e Coimbra Partners, a frente de vários projetos em Controladoria/Finanças, Controles internos, M&A, Riscos e Compliance, em clientes de vários setores no Brasil e exterior.
Membro
de Conselhos Fiscal e de Administração.
Formação
acadêmica:
-
Ciências contábeis – Universidade São Marcos -
SP.
-
Pós-graduação – Finanças Corporativas – FGV-SP.
-
Certificado CNAI/CFC – Cadastro Nacional de Auditores
Independentes.
Evento em processo de registro no CRC, para fins de pontuação de educação continuada.