Objetivo Geral

1. A programação do evento inclui conversas com profissionais da área, representantes de associações profissionais, empresários contábeis proeminentes e acadêmicos, tratando de tópicos como: As tendências do setor contábil e o efeito da digitalização; Modelos de negócios em ascensão no setor contábil; Estratégias para retenção de clientes e expansão da gama de serviços oferecidos; Administração de equipes e liderança em empresas de contabilidade; e A função do contador como promotor da ética, sustentabilidade e inclusão.


.Metodologia

Material Disponibilizado: arquivos em Power Point e Excel

Estratégias de ensino: aula expositiva e dialogada

Recurso Tecnológico: aula online

Tempo de 20 a 30 minutos para cada palestrante

Público-Alvo

Profissionais da contabilidade, sejam, Auditores, Peritos, ProGP, ProRT, Previc, CMN, Susep, Auditor Previc, Bachareis e Estudantes de Ciências Contábeis. Interessados de áreas afins.

 


 

Bibliografia

DA SILVA, Lizana Ilha; FERREIRA, Denize Demarche Minatti. Efeitos da Adaptabilidade de Carreira na Satisfação no Trabalho: uma olhadinha no dia a dia dos profissionais da contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 17, n. 4, 2023.

D'SOUZA, Márcia Figueredo; DE LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco. Escolha de carreira: o Dark Triad revela revela interesses de estudantes de Contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 12, 2018.

HSIAO, Jony; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa. Abordagem geracional dos fatores que influenciam a escolha de carreira em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 27, p. 393-407, 2016.

LOPES, Iago França; DA SILVA, Levy Ruanderson Ferreira; MEURER, Alison Martins. Revisão crítica da literatura de carreira em contabilidade no Brasil: um diálogo construcionista. REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, v. 14, n. 3, p. 47-66, 2024.

SANTOS, Ariovaldo; IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto R. Manual de contabilidade societária. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2022

Conteúdo

O evento "Empresário Contábil: o cenário atual e oportunidades" oferece um ambiente para reflexão e debate acerca dos desafios e perspectivas que os profissionais da contabilidade que atuam como empreendedores encontram no contexto brasileiro atual. Em um cenário caracterizado por transformações tecnológicas, alterações regulatórias, demandas por conformidade e um mercado progressivamente competitivo, o contabilista precisa aprimorar suas habilidades, expandir sua perspectiva estratégica e reconhecer chances de inovação e diferenciação.


 

Palestrantes

Nome Daniel Maranhão

Daniel Maranhão é CEO da Grant Thornton Brasil e possui mais de 30 anos de experiência em auditoria e consultoria, com atuação em empresas nacionais e internacionais. Ao longo da carreira, liderou projetos de IPOs, fusões e aquisições, reestruturações organizacionais e programas de inovação, com foco em empresas familiares e de alto crescimento.

É graduado em Ciências Contábeis e Administração, com MBA em Controladoria pela USP, especialização em Finanças e Marketing pela Universidade da Califórnia, e certificado em Programas de Liderança por Oxford e Harvard. Possui formação como conselheiro pela Fundação Dom Cabral, IBGC e Instituto CELINT.

Atua como membro do Comitê de Gestão de Risco da Grant Thornton e do International Business Centers, além de ter integrado grupos técnicos no IBRACON e em organizações internacionais.

Foi reconhecido como Personalidade do Ano em Compliance e Governança (2021), liderou a firma na conquista do prêmio de Melhor Firma de Mercados Estratégicos (2022) e recebeu o título de CEO do Ano em Auditoria e Consultoria pela Ordem dos Economistas do Brasil (2023).

Como CEO, conduz a estratégia da Grant Thornton com foco em qualidade, governança, inovação e desenvolvimento de pessoas.


Silvio Simonaggio

Silvio Simonaggio é sócio fundador da Simonaggio Certeza Técnica, criada em 1976, e da Simonaggio Advogados Associados, fundada em 1987. É economista, contador e advogado, com ampla formação acadêmica nas áreas de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito.

Com sólida atuação em perícias contábeis, especialmente em procedimentos arbitrais, presta suporte técnico a Tribunais Arbitrais e às partes envolvidas, além de atuar em questões tributárias complexas.

É membro da Academia Paulista de Contabilidade, ocupando a cadeira nº 32, e tem reconhecimento internacional por sua expertise. Foi destacado pela revista Who’s Who Legal como Expert Witness de 2014 a 2020, e pela Leaders League como um dos líderes nas áreas de Economia e Contabilidade na categoria Best Litigation Support & Expert Witness por quatro anos consecutivos.

 

Moderador:

André Luis de Moura Pires

André Luis de Moura Pires é presidente da Diretoria Executiva do ICBR, tem mais de 20 anos de experiências em auditoria, controladoria e finanças. Mestrando em controladoria e finanças pela PUC-SP, com MBA em Gestão de Empresas pela FGV e graduação em ciências contábeis pelo Mackenzie. Profissional registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) desde 2007, com certificações no CNAI- CVM (Cadastro Nacional de Independentes de Empresas Listadas na CVM) e CNP (Cadastro Nacional de Peritos Judiciais).

Tem grande experiência em auditoria, avaliações de empresas e consultoria em finanças. Sua carreira como auditor foi desenvolvida em duas das maiores empresas desse segmento, EY e BDO Trevisan (atualmente KPMG).

Antes de ingressar na Pires & Associados, o profissional ainda teve uma passagem de quatro anos como financial controller em Companhia de capital aberto no Brasil, tendo liderado os departamentos de planejamento/orçamento, contabilidade e tributário. À época teve oportunidades de coordenar projetos de reestruturação societária e M&A.

Atualmente, André lidera a área de disputas da P&A. O profissional também exerce a função de Presidente do Instituto dos Contadores do Brasil – ICBR e é professor convidado de disciplina valuation em cursos de pós-graduação/MBA.

Como perito e assistente técnico participa em procedimentos arbitrais em Câmaras de São Paulo, como CAM-CCBC, CAM-CA (OAB) e FIESP, além de processos judiciais em vários Estados brasileiros.

Como auditor André atendeu grandes clientes como Enel (à época AES Eletropaulo), Diveo UOL, Whürt, CTEEP e Brasilagro. Pela Pires atende Lactalis/Balkis, Hospitalis, Premix Nutrição Animal, Tempo Assist, Uninove, EDP, dentre outros.