Apresentar um panorama sobre os normativos S1 e S2 para o reporte dos relatórios de sustentabilidade desenvolvidos pelas empresas. Apresentando também o case das Lojas Renner que adotou de forma voluntária o reporte.
As normas CBS1 e CBPS2 foram emitidas pelo Comitê Brasileiro de Pronunciamentos sobre Sustentabilidade - CBPS e correspondem a traduções de outros normativos emitidos internacionalmente pelo International Sustainability Standards Board - ISSB.
A adoção obrigatória do CBPS1 e CBPS2 para empresas brasileiras de capital aberto foi definida para os relatórios emitidos a partir de 2026.
A Comissão de Valores Imobiliário - CMV emitiu a Resolução 193/2023 que orienta sobre adoção, onde incentiva a adoção voluntária antecipada das normas em 2024 e 2025.
As Lojas Renner, grande grupo do varejista, que fatura ao
ano mais de R$ 17 bilhões, comunicou ao mercado que pretende fazer a adoção
voluntaria a partir dos relatórios emitidos em 2025.
A Companhia já
iniciou aas mudanças em processos internos necessárias para permitir as
divulgações dos relatórios no novo formato..
Material Disponibilizado: arquivos em Power Point
Estratégias de ensino: aula expositiva e dialogada
Recurso Tecnológico: aula on line
Responsáveis pela preparação de demonstrações contábeis de empresas de grande porte, Auditores, Peritos, ProGP, ProRT, Previc, CMN, Susep, Auditor Previc. Profissionais e Estudantes de das áreas afins,
RESOLUÇÃO CFC Nº 1.710, DE 25 DE OUTUBRO DE 2023. Dispõe sobre a adoção das Normas Brasileiras
de preparação e asseguração de Relatórios de Sustentabilidade convergidas aos
padrões internacionais.
RESOLUÇÃO CVM Nº 193, DE 20 DE OUTUBRO DE
2023. Dispõe sobre a elaboração e divulgação do relatório de informações
financeiras relacionadas à sustentabilidade, com base no padrão internacional
emitido pelo International Sustainability Standards Board - ISSB.
KASSAI, J. R.; CARVALHO, L. N. G.; KASSAI,
J. R. S. Contabilidade ambiental: relato integrado e sustentabilidade. São
Paulo: Editora Atlas, 2019. 360 p.
SANTOS, F. A. Ética empresarial: políticas
de responsabilidade social em 5 dimensões. 2. Ed. São Paulo: Editora
Atlas, 2023. 184 p.
IFRS
International Financial Reporting Standard Foundation https://www.ifrs.org/groups/international-sustainability-standards-board/#about:
-
Conhecimento sobre os requisitos de adoção e divulgação das normas
internacionais IFRS S1 e S2;
- Conhecimento sobre as iniciativas e
perspectivas das instituições padronizadoras e reguladoras brasileiras para a
implementação das normas IFRS S1 e IFRS S2 no Brasil.
-
Apresentação de Caso prático – Lojas Renner.
Fernanda Claudino
Advogada, Contadora e
Gestora Ambiental. Especialista em
Mercado de Capitais e mestre em Políticas Públicas pela USP - Universidade de
São Paulo. Diretora de Sustentabilidade, Jurídico e Riscos. Representante da
USP e Brasil na UNESCO em tema técnico sobre mudanças climáticas e tecnologias
sustentáveis. Projetos aplicados e aprovados para Stanford University e para o
IME - Instituto de Matemática e Estatística da USP. Professora titular na FGV -
Fundação Getúlio Vargas, na FDC - Fundação Dom Cabral e convidada na USP.
Possui mais de 15 anos de experiência em cargo de liderança assessorando
companhias abertas e associações em temas jurídicos, contábeis, de ESG e de
mercado de capitais. Conselheira do CDP - Carbon Disclosure Project e membro do
colegiado do CBPS - Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade.
Alexsandro Tavares
Graduado em Ciências Contábeis pela UNISINOS com MBA em
Gestão de Varejo pela FGV e MBA em Docência e Educação Profissional pela FACOS.
Experiência na área de controladoria a mais de 28 anos,
sendo 27 anos no setor de Varejo, atuando como Gerente Sênior de
Controladoria em Lojas Renner, passando por diferentes funções na área de
controladoria, com participação em projetos estratégicos entre M&A e novos
negócios, Follow On, liderou projetos de tecnologia (Implantação de ERPs),
atuação em operações internacionais na América Latina e China. E mais
recentemente iniciando projeto para adoção antecipada do IFRS S1 e S2.
Presidente da CANC- Comissão de Auditoria
e Normas Contábeis da ABRASCA, e membro da comissão do encontro
de contabilidade da ABRASCA, membro de comitês técnicos no IDV-Instituto
para o Desenvolvimento do Varejo e fez parte do Grupo de Trabalho para
apoio às atividades desenvolvidas pelo Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de
Sustentabilidade (CBPS), para análise de normas e documentos técnicos emitidos
pelo International Sustentability Standards Board (ISSB), designado GT
ISSB/CBPS. Participa como professor convidado da escola de negócios da PUC/RS
na disciplina de finanças corporativas.
Dedica tempo aos trabalhos voluntários, onde já esteve à
frente da presidência da associação dos colaboradores da Lojas Renner por
vários anos e atualmente apoia o Instituto Lojas Renner.
André Luis de Moura Pires
Presidente da Diretoria
Executiva do ICBR, tem mais de 20 anos de experiências em auditoria,
controladoria e finanças. Mestrando em controladoria e finanças pela PUC-SP,
com MBA em Gestão de Empresas pela FGV e graduação em ciências contábeis pelo
Mackenzie. Profissional registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
desde 2007, com certificações no CNAI- CVM (Cadastro Nacional de Independentes
de Empresas Listadas na CVM) e CNP (Cadastro Nacional de Peritos Judiciais).
Tem grande experiência em auditoria, avaliações de empresas
e consultoria em finanças. Sua carreira como auditor foi desenvolvida em duas
das maiores empresas desse segmento, EY e BDO Trevisan (atualmente KPMG).
Antes de ingressar na Pires & Associados, o
profissional ainda teve uma passagem de quatro anos como financial controller
em Companhia de capital aberto no Brasil, tendo liderado os departamentos de
planejamento/orçamento, contabilidade e tributário. À época teve oportunidades
de coordenar projetos de reestruturação societária e M&A.
Atualmente, André lidera a área de disputas da P&A. O
profissional também exerce a função de Presidente do Instituto dos Contadores
do Brasil – ICBR e é professor convidado de disciplina valuation em cursos de
pós-graduação/MBA.
Como perito e assistente técnico participa em procedimentos
arbitrais em Câmaras de São Paulo, como CAM-CCBC, CAM-CA (OAB) e FIESP, além de
processos judiciais em vários Estados brasileiros.
Como auditor André atendeu grandes clientes como Enel (à
época AES Eletropaulo), Diveo UOL, Whürt, CTEEP e Brasilagro. Pela Pires atende
Lactalis/Balkis, Hospitalis, Premix Nutrição Animal, Tempo Assist, Uninove,
EDP, dentre outros.
.