• +55 11 4210-4775

  • icbr@icbr.com.br

Sobre o ICBR

Sobre o ICBR


O Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) foi criado para fortalecer a Contabilidade e seus profissionais, por meio de um trabalho em sintonia com os órgãos reguladores da profissão e da Contabilidade no País, e, também, com outras entidades que têm a contabilidade como ferramenta, convergindo o interesse de vários setores.

A visão fundamental é que o ICBR busque sempre abrir um espaço, uma base, para discussão técnica, que possa contribuir para o mundo da contabilidade e para o desenvolvimento da economia. Além disso, a entidade entende a necessidade e busca interagir institucionalmente com os órgãos diretivos da Contabilidade, bem como, com os Poderes Executivo e Legislativo, em todos os níveis da federação brasileira, em busca da defesa dos interesses da contabilidade e dos associados do ICBR.

Campo de discussão, no qual as lideranças do ponto de vista técnico se coloquem à frente das discussões, faz com que o ICBR busque ter em seu quadro de associados, profissionais com notório saber contábil, que possam ser referência ou capitanear discussões técnicas, inclusive a evolução tecnológica, sobre Contabilidade, por meio da Comissão Nacional de Normas de Contabilidade (CNNC) e dos Comitês Técnicos Setoriais e Temáticos, e sobre o exercício da profissão, como forma de contribuir com a profissão.

Para isso, o Instituto busca parcerias com outras entidades, empresas e especialistas em busca de capacitação e certificação profissionais. Além de firmar convênios para oferecer produtos e soluções. O ICBR trabalha com o conceito de que a contabilidade é um instrumento no qual a sociedade conta com a fé pública dos profissionais. É o mecanismo que organiza as informações e traduz em valores para os interessados, sendo o principal instrumento de indução de boas práticas de controles e organização das entidades. Por isso, as oportunidades são inúmeras aos profissionais de contabilidade e sua importância e relevância são reconhecidas pela sociedade.

Bem por isso, além de abrigar Contadores e Técnicos em Contabilidade, o ICBR conta com duas Câmara que miram o futuro do setor: a dos Bacharéis em Ciência Contábeis, que congrega os formados no curso, que por algum motivo ainda exercem a profissão e não se registraram nos Conselhos Regionais de Contabilidade, e da Câmara os Estudantes de Ciências Contábeis. Em ambos os casos, o instituto tem o objetivo de contribuir na preparação desses associados para serem profissionais melhores. A contabilidade requer equipar contadores profissionais e organizações de contabilidade profissional para o futuro, pois as mudanças profundas no ecossistema de negócios exigem que os profissionais redefinam seus papéis e contribuições para a sociedade em geral.

Assim, preparar a profissão para o futuro requer uma ênfase na implementação de uma abordagem abrangente e integrada para a educação em contabilidade que equipa os contadores profissionais atuais e futuros com as habilidades, capacidades e comportamento ético necessários para um ambiente de negócios em evolução. O ICBR entende que a profissão precisa mostrar à geração mais jovem que a contabilidade é uma oportunidade estimulante e dinâmica. Um foco duplo na tecnologia e no desenvolvimento de pessoas tornará as funções financeiras mais ricas e recompensadoras.

© Todos direitos reservados ICBR