Clique aqui para se inscrever

 

Discutir os desafios e os impactos decorrentes da Reforma Tributária nas empresas e na comunidade contábil. Esse é o objetivo da palestra gratuitaReforma Tributária: Desafios e Perspectivas, a ser realizada pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR), no dia 01 de fevereiro de 2024, a partir das 19 horas, com a participação do Prof. Dr. Fellipe Matos Guerra, mediada pelo Prof. Dr. Iago França Lopes.

De acordo com o Prof. Dr. Iago França Lopes, a palestra "Reforma Tributária: Desafios e Perspectivas" propõe uma análise do cenário tributário atual, destacando a necessidade premente de reformas para promover uma estrutura mais eficiente e justa. Nesse contexto, serão abordados os desafios enfrentados pelo sistema tributário brasileiro, evidenciando suas complexidades e impactos nos setores econômicos. Ao longo da apresentação, serão discutidos os principais pontos em debate aprovados na reforma tributária, como a simplificação de impostos, a busca por equidade fiscal e a promoção do ambiente propício para investimentos. A palestra também explorará as perspectivas de mudanças e os potenciais benefícios da reforma tributária. Com um enfoque propositivo, a palestra visa estimular a reflexão e o diálogo entre os participantes, proporcionando uma visão abrangente sobre os desafios enfrentados e as perspectivas da reforma tributária.

A participação será realizada via plataforma Microsoft Teams® e está aberta a profissionais da contabilidade, bacharéis e estudantes de Ciências Contábeis. De acordo com Iago Lopes, o evento busca construir uma discussão sobre a importância da constante parceria entre mercado e academia.

 

Inscrição

Para participar do evento é necessário realizar inscrição prévia no Portal do ICBR, pelo link: https://icbr.com.br/treinamento/reforma-tributario-desafios-e-perspectivas. A participação é gratuita e está aberta para Associados e todos os Interessados. É importante frisar que a associação ao ICBR é gratuita e também não é cobrada nenhuma taxa mensal ou anual dos contadores.

 

Currículos:

Prof. Dr. Fellipe Matos Guerra

Contador e Advogado Tributarista. Pós-Doutorado em E-Government pela Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Doutorado reconhecido no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Membro da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará. Coordenador e Professor de Pós Graduação no IPOG Brasil. Autor, coautor e/ou coordenador de 12 obras nas áreas de Contabilidade, Tributos e Empreendedorismo. Sócio Fundador do Grupo Compliance (Contabilidade, Consultoria e Educação). Sócio da Guerra Advogados Associados. Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará na gestão 2022-2023. Reconhecido como um dos Contadores mais influentes do país.

 

Mediador

Prof. Dr. Iago França Lopes

Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do ICBR. Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2021). Mestre em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2017). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2014). Técnico em Administração pela Escola Técnica Estadual Eng. Agr. Narciso de Medeiros (ETEC - 2010). Professor Adjunto Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade (COLID). Coordenador da Comissão de Diversidade do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR). Editor Adjunto da Revista Evidenciação Contábil & Finanças. Editor Assistente da Newsletter da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - Anpcont. Integrante Laboratório de Pesquisa e Educação Contábil (LEPEC). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade, atuando com os temas: Carreira, Orientação Profissional, Educação Contábil, Modernidade Líquida, Teoria Ator-Rede, Startups, Incubadoras de Empresas, Inovação, Contabilidade Gerencial, Sistema de Controle Gerencial, Incentivos Fiscais, Fomento Público e Privado para Inovação, Empreendedorismo e Captação de Recurso.