A inclusão de pontos de referência em gráficos de linha melhora a tomada de decisão e a confiança do gestor?
22/09/2023 - 15:00 às 18:00 horas
Evento Profissional
Em registro para pontuação no PEPC CFC/CRC
 
 
OBJETIVO GERAL
Discutir a ilusão de agrupamento para a toma de decisão.
Conteúdo Programático
Com a crescente quantidade de informação disponível para análise pelas empresas, a utilização de filtros para reduzir a quantidade de dados nos ecrãs pode levar à perda de informação e a um enviesamento conhecido como ilusão de agrupamento. A ilusão de agrupamento vem de uma heurística na qual se identificam padrões em dados aleatórios onde, na verdade, estatisticamente não existem. Levando isso em consideração, este estudo examina se a inclusão de pontos de referência em gráficos de linha melhora a tomada de decisão e a confiança. Utilizando uma abordagem experimental 2x2 entre participantes, manipulamos a quantidade de dados e a existência de pontos de referência em gráficos para análise. No nosso estudo, os pontos de referência são linhas retas que apresentam a posição do desempenho médio real e do desempenho almejado. Com base nos dados de desempenho plotados em gráficos, os participantes assumem uma posição gerencial e são solicitados a tomar uma decisão de investimento em marketing para atingir a meta, de acordo com o que julgam necessário. Nossos resultados mostram que gráficos apresentados com menos pontos de dados, em comparação com mais, induzem a menos precisão na tomada de decisões. Isto sugere a existência de ilusão de agrupamento na análise de gráficos. Contrariamente às nossas previsões, os resultados também mostram que a inclusão de pontos de referência não é capaz de reduzir este viés. Em relação à confiança, fornecemos evidências de uma interação com a carga cognitiva, em que indivíduos que gastam mais carga cognitiva quando munidos de gráficos com pontos de referência têm menor confiança em sua decisão, em comparação com indivíduos munidos de gráficos sem pontos de referência. Este resultado pode indicar um mecanismo que, embora não reduza o viés da ilusão de agrupamento, torna os indivíduos mais céticos em relação às suas decisões.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
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Metodologia
Material Disponibilizado: arquivos em power point e excel
Estratégias de ensino: aula expositiva e dialogada
Recurso Tecnológico: aula on line
Publico Alvo
Profissionais de Contabilidade, sejam técnico ou contadores. Professores de contabilidade e estudantes.
 
 
Palestrante
Ricardo Suave
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA USP), com período sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC) nos Estados Unidos. É mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011). Foi bolsista da CAPES durante o mestrado e doutorado, inclusive com o financiamento do período sanduíche. Atualmente é professor no curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Campo Real, em Guarapuava-PR. Tem experiência profissional na área contábil e interesse de pesquisa em contabilidade gerencial e controle gerencial.
Moderadora
Stella Maris Lima Altoé Suave
Doutora (2017) e Mestre (2014) em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Possui Graduação em Ciências Contábeis (2010), com desempenho reconhecido por Láurea Acadêmica e Especialização em Controladoria e Contabilidade (2013) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente é Professora Adjunta - DE (2016-atual) na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO no Departamento de Ciências Contábeis - DECIC/G e no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM (Mestrado Profissional). Atuou como Chefe da Divisão de Concursos Públicos e Testes Seletivos (2019-2020) na mesma Instituição. Possui experiência profissional na docência universitária e na área contábil. Desenvolve pesquisas com ênfase em Contabilidade e Controle Gerencial e Educação e Pesquisa em Contabilidade.