• +55 11 4210-4775

  • icbr@icbr.com.br

Notícias

Desafios E Perspectivas da Contabilidade No Cenário COP 30 E Tributação Verde Na Amazônia Brasileira É Tema de Palestra Gratuita do ICBR

Temas relevantes para a Contabilidade e seus profissionais em um período em que estão sendo discutidas as normas internacionais de contabilidade para área de sustentabilidade e os países discutem cada vez mais as questões ambientais, serão abordados na palestra realizada no dia 29 de abril de 2023, às 19h30, pela plataforma Teams. Não deixe de participar.

Portaria Traz Novo Portal de Serviços da Receita Federal

Portaria nº 410/2024, publicada em 15/04/2024 institui o Portal de Serviços da Receita Federal, por meio do qual poderão ser acessados todos os serviços digitais geridos pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), inclusive aqueles cuja gestão seja realizada de forma compartilhada com outros órgãos públicos. A Portaria nº 410/2024 entrará em vigor em 01/06/2024.

Giro Pela Contabilidade - Abril 1

A coluna Giro pela Contabilidade, conduzida pela associada, Alessandra Dossena Langendyk, traz, nesta edição, eventos realizados na área em todo o Brasil, com dicas de como participar, além de notas sobre eventos já realizados.

Coluna Tributário Em Dia - Abril 1

Nesta edição da coluna “Tributário em Dia” desta quinzena, a colunista Camila Oliveira, associada do ICBR, aborda os assuntos mais recentes na área tributária com destaque para: ICMS Estado AC - Refis 2021 - Novo prazo de adesão; ICMS Estado ES - Emissão de Documentos Fiscais - Doação - Dispensa e IPI – Alteração Veículos

Associados do ICBR Ganha Descontos Em Livros da GEN | ATLAS

Em parceria inédita, mensamente, serão disponibilizados descontos em livros para os associados. Primeira ação é o desconto na compra do combo “Manual de Contabilidade Societária” e “Manual Prático de Contabilidade Societária”. Muitas novidades estão programadas.

Dia da Mulher: Profissionais da Contabilidade Falam dos Desafios Para Exercer A Profissão

Ser uma mulher profissional da Contabilidade exige uma dose extra de dedicação. Saiba o que pensam essas mulheres poderosas, que enfrentam os desafios da vida moderna, para brilharem na contabilidade atuando em empresas, escritórios universidades, dividindo o tempo para se dedicar à educação continuada, enquanto trabalham e cuidam da família. Tudo isso ainda pensando sempre em evoluir como pessoa e profissional.

Coluna Giro Pela Contabilidade - Março 1

A coluna Giro pela Contabilidade, conduzida pela associada, Alessandra Dossena Langendyk, traz, nesta edição, eventos realizados na área em todo o Brasil, com dicas de como participar, além de notas sobre eventos já realizados.

Coluna Tributário Em Dia - Março 1

Nesta edição da coluna “Tributário em Dia” desta quinzena, a colunista Camila Oliveira, associada do ICBR, aborda os assuntos mais recentes na área tributária, com destaque para: Receita Federal divulga resultado das solicitações de opção pelo Simples Nacional.

Coluna Tributário Em Dia

Nesta edição da coluna “Tributário em Dia” desta quinzena, a colunista Camila Oliveira, associada do ICBR, aborda os assuntos mais recentes na área tributária, com destaque para a Migração de informações da DCTF para a DCTFWeb em janeiro/2024.

Giro Pela Contabilidade 5

A coluna Giro pela Contabilidade, conduzida pela associada, Alessandra Dossena Langendyk, traz, nesta edição, eventos realizados na área em todo o Brasil, com dicas de como participar, além de notas sobre eventos já realizados.

TRIBUTÁRIO EM DIA: JSC Tem Alterações A Partir de 01/2024

A Lei nº 14.789/2023, publicada em 29/12/2023, alterou as regras dos Juros sobre o Capital próprio apurados a partir do ano de 2024, determinando que para fins de cálculo da remuneração, serão consideradas exclusivamente as seguintes contas do patrimônio líquido:

Sou Contador! E Agora?

Os doutores José Carlos Marion e Ricardo Pereira Rios destacam a importância de os recém-formados buscarem ferramentas para enfrentarem a profissão contábil, já que a prática é exigida. Para isso, acabaram de lançar um manual que promete se tornar a “bíblia” dos que estão iniciando na profissão. ICBR traz cupom de descontou especial.

Workshop Aborda Carreira Em Contabilidade: Gerações E Era Tecnológica, No Congresso da Anpcont

As carreiras não são livres de contextos sociais e da evolução tecnológica. No Workshop promovido pelo ICBR no Congresso da Anpcont, com a participação dos doutores Iago França Lopes, Samuel Durso e Ricardo Rios e Ricardo Rios e grande interação com o público, diversos aspectos da evolução pela qual passa a contabilidade e a relação dos profissionais com o mercado foram discutidos.

ICBR E Colid Debatem Carreira Na ANPCONT

A presença do Colid no painel sobre carreira trouxe um olhar diferenciado para os debates, ampliando as perspectivas com a visão de quem enfrenta as questões de inclusão há um bom tempo, foi primordial para a reflexão.

Giro Pela Contabilidade 4

A coluna Giro pela Contabilidade, conduzida pela associada, Alessandra Dossena Langendyk, traz, nesta edição, eventos realizados na área em todo o Brasil, com dicas de como participar, além de notas sobre eventos já realizados.

Coluna "Inovação E Tecnologia" Destaca Influência do Chat GPT Na Contabilidade

Fabiano Castello é entrevistado sobre o Chat GPT e seu impacto na contabilidade. Na entrevista concedida ao colunista Hugo Werninghaus, do ICBR, Fabiano explora como essa tecnologia pode ser uma aliada no dia-a-dia dos negócios e para contabilidade, sobretudo, proporcionando insights rápidos e precisos para profissionais do setor.

Giro Pela Contabilidade 3

A coluna Giro pela Contabilidade, conduzida pela associada, Alessandra Dossena Langendyk, traz, nesta edição, eventos realizados na área em todo o Brasil, com dicas de como participar, além de notas sobre eventos já realizados.

Tributário Em Dia

Nesta edição da coluna “Tributário em Dia” desta quinzena, a colunista Camila Oliveira, associada do ICBR, aborda os assuntos mais recentes na área tributária com destaque para: Simples Nacional - Sublimites de ICMS e ISS para o Ano-calendário de 2024; IPI - Armas e munições - Alteração de alíquota; EFD-Reinf - Nota Técnica 04/2023 - Ajustes nos Leiautes, entre outros assuntos.

Opinião do Associado: Contabilidade E Controle Gerencial da Sustentabilidade

Na coluna deste boletim, a Prof. Dra. Márcia Athayde Moreira, da Universidade Federal do Pará, fala sobre Contabilidade e Controle Gerencial da Sustentabilidade, ressaltando que a incorporação de preocupações sustentáveis nas práticas de controle gerencial ambiental, reconhecendo a variação das necessidades de cada organização em sua diversidade de interesses, representa uma evolução em termos de gestão empresarial.

Giro Pela Contabilidade

A colunista Alessandra Dossena Langendyk faz um giro pelos principais eventos da Contabilidade Brasileira

Amazonas Recebeu O XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Com o lema "A nossa trajetória é o nosso sucesso", o encontro foi realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, em Manaus O XIV Encontro Nacional da Mulher Contabilista já tem local escolhido, em 2025, será no Rio Grande do Norte, conforme anunciado durante o encerramento da edição atual.

Coluna Giro Pela Contabilidade

A coluna Giro pela Contabilidade faz uma visita dos principais eventos da área contábil que serão realizados e, também, os que foram realizados recentemente.

Coluna Opinião do Associado: Aprendendo A Pensar

Artigo do professor Doutor Ricardo Suave destaca que estudar é importante para vários aspectos, e mais do que para o desenvolvimento profissional, é importante para crescermos intelectualmente e enquanto pessoas em sociedade. Afinal, como se diz, o conhecimento é uma das únicas coisas que não nos pode ser tirado.

COLUNA ATUALIZAÇÕES TRIBUTÁRIAS 4

A coluna desta quinzena traz as principais novidades tributárias, como o Decreto amplia conceito de microcervejarias e possibilita incentivo de ICMS, entre outras.

Resolução Estabelece Padrão Nacional da NFS-E

O padrão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) foi estabelecido pela Resolução CG/NFS-E nº 3/2023 de 01.09.2023, destinada ao registro de prestação de serviços sujeitos ao ISSQN.

ICBR Comemorará O Dia do Contador Com Duas Palestras Gratuitas

A inclusão de pontos de referência em gráficos de linha melhora a tomada de decisão e a confiança do gestor? e a Convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade do Setor Público são as palestradas temas do evento, no dia 22 de setembro, a partir de 15 horas.

ICBR Realiza Palestra Gratuita Com O Tema Tokenização de Ativos E A Web 3.0

A terceira revolução da internet já começou e conta com a tokenização como principal forma de popularização. Esta palestra tem por intenção debater as possibilidades que a Web 3.0 pode proporcionar às empresas e às comunidades contábeis. O Evento será dia 18 de julho, online, transmitido pela plataforma Microsoft Teams.

Finanças Não É Sobre Números, É Sobre Você

Em palestra à audiência do ICBR, o professor Dr. Igor Pereira da Luz destacou que o ideal é que as pessoas sejam planejadoras, usando o dinheiro a seu favor, para gerar mais dinheiro. A má notícia é que apenas 5% das pessoas estão nessa categoria.

COLUNA OPINIÃO DO ASSOCIADO: O Impacto da Revolução Tecnológica Na Contabilidade

Com a repercussão da nova coluna “Opinião do Associado”, o associado do ICBR Anderson Vicente Possebon apresenta sua visão sobre “O impacto da revolução tecnológica na contabilidade” o qual acompanha desde o ano de 1999, lembrando que já houve uma expansão imensurável até dos dias atuais e não podemos negar seus ganhos, por exemplo, e os impactos positivos que estes resultados têm trazidos bem como a relevância do profissional contábil para sociedade empresarial ao qual estiver incorporado.

COLUNA ATUALIZAÇÕES TRIBUTÁRIAS 3

Na coluna “Atualizações Tributárias” desta quinzena, a colunista Camila Oliveira, associada do ICBR, aborda os assuntos mais recentes na área tributária com destaque para “Código GTIN - Validação na NF-e - Prazos de implantação”, “EFD-Contribuições”, “Tributos Estaduais - MT - Programas de Recuperação de Créditos - Prorrogação do Prazo para Adesão”, entre outras coisas.

Coluna Atualizações Tributárias

Na coluna “Atualizações Tributárias” desta quinzena, a colunista Camila Oliveira, associada do ICBR, aborda: a contribuição mensal dos microempreendedores (MEI), que sobe de R$ 65,10 para R$ 66,00; DCTFWeb - Novos códigos obrigatórios do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre rendimentos do trabalho; e SEF (MG), que publicou lista de contribuintes dispensados 'de ofício' de entregar a Dapi; entre outros assuntos.

Dia da Contabilidade É Motivo de Orgulho E Comemoração

Hoje, 25 de abril, é o dia em que todos os Profissionais da Contabilidade - contadores e os técnicos em Contabilidade - devem se sentir orgulhosos em atuar profissões tão relevantes para as empresas e para as Economias do País e do Mundo, pois comemora-se o Dia do Profissional da Contabilidade ou simplesmente o Dia da Contabilidade.

ICBR Lança Coluna Novidades Tributárias Com A Tributarista Camila Oliveira

A partir deste número, o Boletim do ICBR publicará a coluna “Atualizações Tributárias”, que terá como titular Camila Oliveira, associada do ICBR, docente universitária e tributarista. A coluna trará matérias e comentários sobre as novidades da área fiscal-tributárias, com as principais mudanças das legislações Municipais, Estaduais e Federal, novos entendimentos e dicas aos profissionais da área.

Opinião do Associado TEMAS QUE DESAFIAM O STATUS E A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

A coluna “Opinião do Associado” fará parte do Boletim ICBR. A estreia é com o texto do professor Doutor Manoel Raimundo Santana Farias, que navega por quatro temas que considera abrangentes e controversos e, como tal, demandam discussões que contribuam com a compreensão do assunto, e, muito mais importante, indiquem qual a relevância de se dirimir a controvérsia para a manutenção e o avanço da contabilidade. Leia e nos envie comentários!!!

ICBR Homenageou O Dia Internacional da Mulher

André Pires, presidente da Diretoria Executiva do ICBR destaca a importância da consciência empresarial em todas as formas de inclusão, mas que as mulheres são um capítulo importantíssimo, pois representam quase 50% dos profissionais registrados no CFC.

Associação Ao ICBR Tem Custo Zero

Dentro de uma visão diferenciada em relação a associação de seus membros e sobre a manutenção da entidade, a Diretoria do Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) resolveu que a inscrição e manutenção do registro terá custo zero aos seus associados.

© Todos direitos reservados ICBR