Convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade do Setor Público
22/09/2023 - 17:00 às 19:00 horas
Evento Profissional
Em registro para pontuação no PEPC CFC/CRC
 
 
OBJETIVO GERAL
Discutir a respeito do processo de a harmonização das Normas Brasileiras de Contabilidade do Setor Público (NBCASP) com os padrões internacionais de contabilidade pública, visando melhorar a qualidade e a comparabilidade das informações financeiras no setor público brasileiro.
Conteúdo Programático
A convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade do Setor Público (NBCASP) representa um importante marco na busca por maior transparência, eficiência e conformidade nas práticas contábeis do setor público no Brasil. Essa iniciativa visa alinhar as normas contábeis brasileiras com os padrões internacionais, como as Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (IPSAS), a fim de harmonizar a contabilidade pública brasileira com as melhores práticas globais. A convergência implica não apenas na adoção de padrões contábeis mais rigorosos, mas também na modernização dos sistemas de informação e na capacitação dos profissionais da área contábil do setor público, garantindo a produção de informações financeiras mais confiáveis e comparáveis, o que é essencial para o fortalecimento da gestão pública, a tomada de decisões embasadas e a prestação de contas à sociedade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Darós, L. L., & PEREIRA, A. D. S. (2009). Análise das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público–NBCASP: mudanças e desafios para a contabilidade pública. In Congresso USP de Iniciação Científica (Vol. 6).
Santos, C. B., & Almeida, K. K. N. (2012). Análise introdutória das mudanças provocadas na contabilidade pública pelas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público. REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, 2(1), 21-38.
Macêdo, F. F. R. R., & Klann, R. C. (2014). Análise das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público (NBCASP): um estudo nas unidades da federação do Brasil. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL-Universidade Federal do Rio Grande do Norte-ISSN 2176-9036, 6(1), 253-272.
Metodologia
Material Disponibilizado: arquivos em power point e excel
Estratégias de ensino: aula expositiva e dialogada
Recurso Tecnológico: aula on line
Publico Alvo
Profissionais de Contabilidade, sejam técnico ou contadores. Professores de contabilidade e estudantes.
 
 
Convidado
Tiago de Moura
Contador Responsável pelas Contas da UTFPR / Diretor de Orçamento Finanças e Contabilidade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Moderador
Fabrício Ramos Neves
Doutor em Controladoria e Contabilidade. Pesquisador de pós-doutorado em Sistemas de Informação pela EACH-USP. Meu principal interesse de pesquisa é sobre sociomaterialidade e transformação digital em processos organizacionais. Outros tópicos de interesse são questões relacionadas a governo eletrônico e transparência, gestão e governança pública e digital de florestas urbanas. Contador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi/BA. Instrutor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP);Membro da Comissão de Contabilidade Pública do CRCBA;Membro do Grupo de Pesquisa Public Sector Accounting Governance in Brazil (FEARP-USP):