Evento on-line, no dia 27/11, das , apresenta um panorama das principais falhas identificadas e registradas nos relatórios de Auditoria do TCESP.

👉 Clique aqui e inscreva-se já!!!

O fortalecimento dos mecanismos de controle interno nas prefeituras é um dos grandes desafios da gestão pública contemporânea. Para debater o tema sob uma perspectiva prática e atual, será realizado uma palestra com o tema “Controle Interno em Prefeituras: um olhar a partir dos Relatórios de Auditoria dos Tribunais de Contas”, com e Prof. Dr. Sandro Braz Silva e com Moderação Profª. Michely Nunes dos Santos, no dia 27 de novembro, das 10h às 12h, pela plataforma Microsoft Teams do ICBR.

Promovido pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR), o evento busca apresentar um diagnóstico das principais não conformidades apontadas pelos Tribunais de Contas e discutir como as administrações municipais podem aperfeiçoar seus sistemas de controle, reduzir riscos e aprimorar a governança.

A metodologia inclui aulas expositivas e dialogadas, com materiais em PowerPoint, permitindo aos participantes analisarem casos reais provenientes dos relatórios de Auditoria do TCESP. 

O público-alvo abrange auditores, peritos, profissionais da contabilidade e controladoria do serviço público, além de gestores municipais e estudantes de Ciências Contábeis.

O conteúdo programático do curso abrange:

  • Linha do tempo sobre o Controle Interno
  • Histórico e evolução do Controle Interno no Brasil e no mundo.
  • Organizações nacionais e internacionais de Controle Interno
  • Estrutura e funções de órgãos que tratam de Controle Interno no contexto público.
  • Normas relativas ao Controle Interno
  • Principais legislações aplicáveis à Administração Pública, incluindo Constituição Federal/1988 e NBC T 16.8.
  • Controle Interno e Governança Pública
  • Relação entre Controle Interno e práticas de Governança, alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
  • Relatórios de Auditoria dos Tribunais de Contas
  • Análise das principais falhas e apontamentos de auditoria nos municípios; lições práticas para aprimorar processos internos.
  • Boas práticas de Controle Interno
  • Implementação de sistemas eficazes de monitoramento, prevenção de riscos e melhoria da transparência na gestão pública.
  • Integração com a contabilidade pública
  • Conexão entre registros contábeis, planejamento financeiro e auditoria, visando a conformidade e eficiência administrativa.

O evento tem pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.

👉 Clique aqui e inscreva-se já!!!

Palestrante

Prof. Dr. Sandro Braz Silva

Contador, com especialização em Contabilidade Gerencial e Auditoria. Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu por mais de duas décadas. Docente no curso de Ciências Contábeis e Administração pelo Centro Universitário Assunção. Professor e Pesquisador pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) ministrando aulas junto ao Departamento de Ciências Contábeis. Pesquisador recentemente pertencente aos Mestrados de Governança Corporativa no convênio UNIFESP-FMU e PROFIAP (Mestrado em Administração Pública) da UNIFESP. Avaliador de artigos acadêmico-científico em diversos periódicos e eventos acadêmicos como ANPCONT, SEMEAD, Congresso USP, entre outros. É membro do ICBR, além de membro de alguns Comitês e Câmaras junto à EPPEN – Escola de Políticas Públicas, Economia e Negócios da UNIFESP. Foi contador de uma Prefeitura Municipal e de um Instituto de Previdência Municipal de Servidores.

Moderação

Profª. Michely Nunes dos Santos

Contadora, com especializações em Auditoria, Contabilidade e Perícia Contábil; Docência no Ensino Superior; Pedagogia Empresarial e Desenvolvimento do Conhecimento. Atua como Professora Universitária no Centro Universitário Campo Real em Guarapuava-PR e Técnica de Ensino no sistema S – SESI/SENAI e na Coordenação Administrativa do Instituto Dom Bosco, obra Social da Rede Salesiana Brasil- Inspetoria Sul. Além de sua experiência acadêmica, possui bagagem significativa em gestão de equipes e desenvolvimento de lideranças voltadas às áreas administrativas e financeiras. Possui ampla experiência em gestão financeira, contabilidade societária, gerencial, fiscal e tributária e Contabilidade Pública. Integrante ativa de diversas iniciativas comunitárias e acadêmicas como coordenadora do Programa de extensão Universitária A Voz Delas; Coordenadora do Programa de Monitoria Acadêmico-Científica; Coordenadora do Programa Arte em Campo; Membra do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Campo Real, Membra atuante no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Guarapuava; Fundadora e membra da diretoria da Associação Guarapuavana da Mulher Contadora (AGMCont). Representante do CRCPR no Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, Membra da Comissão da Mulher CRCPR. Vice-Presidente da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Guarapuava.

Serviço:

📅 Data: 27 de novembro de 2025
🕙 Horário: 10h às 12h
💻 Plataforma: Microsoft Teams do ICBR
🎯 Público-alvo: Auditores, peritos, profissionais da contabilidade e controladoria do serviço público
📚 Certificação: Evento com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.

Galeria de Imagens

No items found.

Acesse também...