A entrega do Prêmio Inovação em Contabilidade Professor Sérgio de Iudícibus 2025 Será realizada nesta quinta-feira, 23 de outubro, às 19 horas, em São Paulo, reunindo autoridades, pesquisadores e profissionais de destaque no cenário contábil nacional. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube do ICBR (clique aqui para assistir).

Promovido pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR), o prêmio reconhece e divulga iniciativas inovadoras que contribuíram significativamente para o desenvolvimento, modernização e aprimoramento do setor contábil. Nesta edição, os finalistas na categoria Pessoa Física são Aracéli Cristina de Sousa Ferreira (UFRJ), Daniel de Jesus Pereira (Abelha Contábil/IFAL) e Márcia Athayde Moreira (UFPA/Parque Tecnológico Guamá), enquanto na categoria Pessoa Jurídica figuram o Centro Universitário ENIAC (Guarulhos-SP), a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. –SANASA (Campinas-SP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Os dois projetos mais inovadores do ano, um em cada categoria, serão revelados durante a solenidade.

De acordo com André Luis de Moura Pires, presidente da Diretoria Executivado ICBR, a premiação reafirma o compromisso da instituição em valorizar a profissão contábil e incentivar o pensamento inovador.

“Além da premiação, esta noite representa um reencontro de pessoas que convivem conosco nas atividades do ICBR, nos eventos e nas lives ao longo do ano. É uma celebração do conhecimento, da amizade e da inovação que move a contabilidade brasileira”, destacou.

Sobre os finalistas e seus projetos

Aracéli Cristina de Sousa Ferreira

Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi indicada como personalidade inovadora pela expressiva contribuição e pioneirismo na área da Contabilidade Ambiental no Brasil. Sua trajetória acadêmica e profissional destaca-se pela atuação direta no desenvolvimento teórico, normativo e prático sobre mensuração, reconhecimento e gestão de ativos ambientais, consolidando a contabilidade como instrumento estratégico de desenvolvimento sustentável no país. Entre suas principais contribuições está a liderança e coordenação do estudo que fundamentou o Decreto nº 49.460/2025 do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que regulamenta a incorporação de ativos ambientais ao patrimônio público estadual — referência nacional para contabilização do capital natural nos balanços públicos. A professora é fundadora da Conferência Sulamericana de Contabilidade Ambiental, realizada bianualmente desde 2009, e que em 2025 chega à sua IX edição, fortalecendo o debate e a disseminação de práticas inovadoras no campo socioambiental.

Currículo:
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas - RJ e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis. Foi International Associate do CSEAR University of St.Andrews e pesquisa nas áreas de Contabilidade Socioambiental e Relatórios Sociais. É membro da Academia Nacional de Economia e do Fórum Global de Sustentabilidade da ACCA – UK.

Danielde Jesus Pereira

Criador da página Abelha Contábil (abelhacontabil), Daniel foi indicado por sua atuação inovadora na disseminação de conhecimento contábil inclusivo, acessível e socialmente transformador. O projeto funciona como um espaço de diálogo entre a contabilidade e a sociedade, abordando temas como contabilidade eleitoral, diversidade, orçamento participativo e ESG. Por meio da Abelha Contábil, Daniel estimula a integração entre academia e mercado, contribuindo para a construção de uma contabilidade mais ética, plural e socialmente responsável.

Currículo:
Doutor em Administração e Contabilidade, professor e pesquisador do IFAL. Cofundador do COLID, coordenador da Comissão de Diversidade e Inclusão do CRC-BA e membro da Comissão Nacional de Diversidade e Inclusão do CFC. Idealizador do IF Negócios Balcão Social e do Observatório de Planos Pluri anuais(OPPA!).

MárciaAthayde Moreira

Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) e empresária no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém-PA, foi indicada por sua contribuição à contabilidade empreendedora, baseada em suas pesquisas desde o doutorado na USP em 2010. Sua inovação está em priorizar o aconselhamento empresarial como primeiro elemento do contrato entre contador e PME, fortalecendo relações de confiança e ampliando o papel estratégico da contabilidade nas pequenas e médias empresas.

Currículo:
Pós-doutora em Contabilidade pela USP-RP e em Administração Estratégica e Empreendedorismo pela FGV-EAESP. Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP e Mestre pela UnB. Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Contabilidade da UFPA, Conselheira do CRC-PA e editora-chefe da Revista Paraense de Contabilidade.

Pessoa Jurídica

Centro Universitário ENIAC

Indicado pelo desenvolvimento e aplicação do protocolo híbrido GRI–SROI, com salvaguardas éticas e desenho quase-experimental, para mensurar e governar valor público em universidades. O projeto combina métricas quantitativas e qualitativas para avaliar impacto social e retorno de investimento, estabelecendo um novo padrão de transparência e governança no ensino superior.

Descrição Institucional:

Instituição de ensino superior com mais de 40 anos de atuação, o ENIAC é referência nacional em educação, inovação e empregabilidade. Com nota máxima no MEC, já formou mais de 100 mil alunos e mantém programas de impacto social como o HUBSocial e o ENIAC Link+.

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. – SANASA

Indicada por seu modelo avançado de governança e transparência que integra os pilares Ambiental, Social, de Governança e Econômico à gestão corporativa. A empresa é pioneira na implementação das normas IFRS S1 e S2 do ISSB, reforçando a transparência e a governança climática. A criação do Grupo Gestor ESG e suas Câmaras Temáticas consolidaram a SANASA como referência nacional ems ustentabilidade corporativa.

Descrição Institucional:

Empresa de economia mista do município de Campinas/SP, com missão de assegurar serviços de água e esgoto com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental, promovendo saúde, qualidade de vida e sustentabilidade.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Indicação baseada no projeto “Ativos Ambientais do Estado do Rio de Janeiro –Possibilidades de Reconhecimento do Capital Natural”, que deu origem ao Decreto nº 49.460/2025, marco inédito na contabilidade mundial. O estudo propôs metodologia para reconhecimento de ativos ambientais no patrimônio público, desenvolvido pelo Laboratório de Modelagem de Sistemas Contábeis da UFRJ, em parceria com o governo estadual e o INEA-RJ.

Descrição Institucional:

Criada em 1920, a UFRJ é uma das universidades mais inovadoras do país, figurando entre as dez melhores da América Latina. Conta com mais de 225 programas de pós-graduação, 4 mil docentes e 65 mil estudantes, sendo a quarta instituição que mais produz ciência no Brasil.

A Comissão Julgadora do prêmio é composta por membros da Diretoria e do Conselho de Administração do ICBR, além de especialistas externos. Já o Conselho de Notáveis, responsável pela escolha dos dois projetos-destaque, é formado pelos professores doutores Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins, José Carlos Marion, Edilson Paulo, Ilse Maria Beuren, Márcia Martins Mendes de Luca e Fernando de Almeida Santos.

O processo de seleção foi altamente competitivo. “A escolha dos seis finalistas foi apertadíssima, decidida por décimos na pontuação”, revelou André Pires.“Muitos projetos mereciam destaque, mas o prêmio também serve como estímulo para que todos continuem inovando e contribuindo para o avanço da contabilidade.”

A Criação do Prêmio

Instituído em 2023, o Prêmio homenageia o Professor Doutor Sérgio de Iudícibus, um dos maiores pensadores da contabilidade no Brasil, cujo legado inspira gerações de profissionais e acadêmicos. A primeira edição teve como patrono o próprio professor Iudícibus. Em 2024, CVM – Comissão de Valores Mobiliários, COLID - Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade, e IBMEC - Belo Horizonte foram escolhidos na categoria pessoa Jurídica, enquanto Alexsandro de Lima Tavares, Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos e Andréia Aparecida Lacerda de Oliveira foram os Profissionais da Contabilidade mais inovadores.

📅 Data: 23 de outubro de 2025

📍 Local: SãoPaulo/SP

📺 Transmissão ao vivo: Canal do YouTube do ICBR

🔗 Mais informações: www.icbr.com.br

Galeria de Imagens

No items found.

Acesse também...